Matriz paulista é essencialmente renovável, aponta especialista
Em sua palestra, sob o tema "A importância da co-geração a partir da biomassa na matriz energética brasileira", o coordenador de energia da Secretaria de Energia e Saneamento, Jean Cesare Negri, apresentou quadros comparativos da produção e consumo de energia nos âmbitos mundial, brasileiro e paulista. Segundo números apresentados por ele, enquanto 13% da energia produzida no mundo vem de fontes renováveis, no Brasil esse percentual chega a 44%, e no Estado de São Paulo vai a quase 50%.
São Paulo é um centro transformador de petróleo, mas não produtor, reforçou Negri. Por outro lado, o Estado é responsável por 60% da produção de etanol e de açúcar. No apanhado nacional, São Paulo produz 50% da energia que consome, e, por suas características, a matriz energética paulista, preponderantemente hidrelétrica, é 99% composta de fontes renováveis " a exceção é o gás natural da Bacia de Santos, lembrou o coordenador.
"No Estado de São Paulo, nos preparamos para elaborar o grande documento de nossa matriz energética. E é possível aumentar em até 20 vezes a participação de energias alternativas", disse Negri. Segundo ele, a biomassa (recurso renovável oriundo de matéria orgânica animal ou vegetal) pode substituir o gás, por exemplo, com redução de gastos. No exemplo dado por Negri, 2.200 megawatts de capacidade térmica de gás poderiam ser trocados por 3.330 megawatts de bagaço, trazendo uma economia de 9 milhões de metros cúbicos de gás por dia.
Entre outras vantagens da co-geração estão o fato de não precisar de subsídios, de complementar a geração hidrelétrica nos períodos de seca (a sazonalidade é compatível), e o curto prazo de implantação de usinas desse tipo (cerca de 24 meses).
Notícias mais lidas
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputada aprova isenção de IPVA para motos até 180 cilindradas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
- Sessão Inaugural abre trabalhos legislativos da Alesp em 2026
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações