III Semana de Cultura Negra tem sua abertura oficial nesta terça-feira

22/11/2004 20:04

Esculturas, máscaras e estatuetas africanas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/Exposicao cultura negra.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Fotografias retratam cotidiano de afro descendentes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/Exposicao 2.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Da Redação

Será aberta nesta terça-feira, às 19h, no Hall Monumental da Assembléia Legislativa, a III Semana de Cultura Negra, sob a coordenação do deputado Nivaldo Santana (PC do B). A abertura do evento terá a apresentação do "Duo Zumbi", composto por Dinho Nascimento e Aluá Nascimento. Pai e filho cantarão músicas com instrumentos de origem africana, incluindo o tambor-de-língua, a kalimba e o berimbau-de-boca, além do berimbum, um instrumento criado por Dinho.

A Semana de Cultura Negra, que vai até 28/11, é uma iniciativa da Mesa Diretora e conta com o apoio da Frente Parlamentar em Defesa da Igualdade Racial. Sua programação inclui o projeto "Escola vai à África", que promoverá a visita de estabelecimentos de ensino às exposições que fazem parte do evento.

Máscaras

Uma exposição no Hall Monumental, com mais de 200 peças, estará aberta ao público até sexta-feira, 26/11. Entre os objetos expostos estão máscaras de rituais e festividades, bonecas, estatuetas, baús, colares, tecidos artesanais, fotografias e um vasto acervo bibliográfico. Nesta mostra, pode-se ver a Boneca Marionete, originária dos jogos e cerimônias da sociedade Kore, no Mali, que ridicularizavam os mais sagrados objetos e costumes tribais, especialmente as práticas sexuais. As marionetes eram usadas pelo líder como fantoches para retratar estes assuntos, carregadas por dançarinos que se escondiam sob vestidos longos e se moviam ao som de tambores.

Já o Pote Oráculo, originário da Costa do Marfim, da etnia Baule, remonta a uma época em que se acreditava que os camundongos eram capazes de falar e viviam dentro da terra, o que os dotou de habilidades inerentes ao próprio espírito da terra, permitindo-lhes antecipar os acontecimentos. Os camundongos eram colocados na parte de baixo desses potes, cobertos em sua parte superior para impedir sua saída. Quando eles se movimentavam para forçar a saída, os iniciados nas artes divinatórias faziam a leitura do futuro.

Fotos

Também faz parte da Semana uma mostra do fotógrafo João Carlos, intitulada "São Paulo Terra Gente". Exposta no mezanino do Hall Monumental, ela traz 18 fotos, em preto e branco, reveladas pelo próprio artista, que retratam o cotidiano da população mais carente da periferia e do centro de São Paulo. Estas fotos, fruto de um trabalho de quase dois anos, enfocam pessoas com roupas simples, pés no chão, olhares sofridos, traços nordestinos, rostos marcados pelo tempo. Mostram-nas também em atividades rotineiras, como num jogo de futebol, uma dança de capoeira ou mesmo sentadas em frente a suas casas; enfim, é um convite à reflexão sobre uma das muitas faces da capital paulistana.

Espaço V Centenário

A exposição "Negros em Oriximiná", no espaço V Centenário, também faz parte da III Semana de Cultura Negra. São fotos de Carlos Penteado, com a curadoria de Luciana Molisani, e retratam a beleza e peculiaridades de Oriximiná, cidade localizada no noroeste do estado do Pará, em plena floresta amazônica. Foi nesta região, com a titulação das terras da Comunidade de Boa Vista em 1995, que os quilombolas tornaram-se proprietários das terras de seus ascendentes, cumprindo determinação da Constituição Federal de 1988.

Essa mostra de fotos, que tem o apoio da Mesa Diretora, conta ainda com o patrocínio das Liderança do PT e do PCdoB, da Secretaria Especial de Políticas de Promoção Social de Igualdade Racial do Governo Federal e da União Européia. Ela registra e apresenta a realidade da comunidade descendente dos quilombos.

Maiores informações sobre esta exposição podem ser obtidas pela internet, no site www.quilombo.org.br.

nsantana@al.sp.gov.br