Ouvidores públicos se reúnem na Assembléia para debater forma de atuação
Ouvidores públicos do Estado de São Paulo se reuniram na manhã desta quarta-feira, 5/12, na Assembléia Legislativa, com o objetivo de trocar experiências e discutir a proposta de criação de um regimento interno. O cientista político Bruno Konder Comparato, convidado para proferir palestra aos ouvidores, disse que a ouvidoria é um mecanismo de controle do poder e também de participação popular nas ações do Estado.
"Os homens não são anjos, por isso precisam de governo. Mas como os governantes também são homens, são necessários meios suplementares de controle", ensinou Comparato, citando um autor norte-americano da época da promulgação da Constituição dos EUA.
Um dos organizadores do evento, Willian Fernandes, ouvidor-geral da Defensoria Pública, disse que a proposta do fórum surgiu a partir da constatação da forma de atuação heterogênea das ouvidorias. Havendo necessidade, no entender de Willian, de reuniões permanentes "para o fortalecimento das ouvidorias". Ele afirmou que os encontros ocorrem a cada dois meses e que o objetivo é que todos manifestem suas opiniões, a fim de se tirar propostas de consenso.
Flaviana Cardoso, da ouvidoria da Ecovias, disse que a "operação comboio" é a que provoca mais reclamações dos usuários. Em relação às tarifas cobradas, ela afirma que, no mês de julho, quando ocorrem os reajustes, há um aumento de reclamações referentes ao preço, mas muitos entendem que o serviço é bem prestado.
Participaram do encontro representantes das ouvidorias do hospital psiquiátrico Pinel, do Departamento Aeroviário de São Paulo, do Departamento Regional de Saúde de Araçatuba, da Fundação para o Remédio Popular, da Artesp, Fapesp, Ipen, entre outros.
Notícias mais lidas
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputada aprova isenção de IPVA para motos até 180 cilindradas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
- Sessão Inaugural abre trabalhos legislativos da Alesp em 2026
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações