Para salvar vidas, seja doador de medula e mantenha dados atualizados


21/06/2011 18:22

Compartilhar:

Atividade da 4ª Semana Municipal de Incentivo à Doação de Medula Óssea<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2011/ABRALEMAC.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Yana Novis, coordenadora da Onco-Hematologia do Hospital Sírio Libanês<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2011/ABRALEDraYanaNovisMAC.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Nesta terça-feira, 21/6, a Assembleia sediou, por indicação de Luiz Carlos Gondim (PPS), uma das várias atividades realizadas na 4ª Semana Municipal de Incentivo à Doação de Medula Óssea. Chamar atenção para a necessidade de os doadores cadastrados manterem atualizados seus dados é o centro da campanha deste ano.

Para falar sobre isso, a Abrale (Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia), que organiza a Semana, trouxe para uma palestra Yana Novis, Coordenadora da Onco-Hematologia do Hospital Sírio Libanês. A médica animou-se ao dizer que as campanhas têm sido bem-sucedidas e que o número de doadores tem aumentado expressivamente nos últimos anos. Segundo informações do Instituto Nacional de Câncer (Inca), do Ministério da Saúde, nos transplantes de medula realizados em 2000, apenas 10% dos doadores eram brasileiros localizados no Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea (Redome), que registrava apenas 12 mil inscritos. Agora há dois milhões de doadores inscritos.



Para doar e atualizar dados



O interessado em doar sua medula deve procurar na sua cidade um hemocentro, onde será recolhida amostra de sangue. Verificadas as condições de saúde e as características genéticas, os dados do doador são inseridos no Redome. Para quem já é cadastrado, mas mudou de telefone ou endereço, a atualização dos dados deve ser feita em http://www1.inca.gov.br/doador. (MS)

alesp