Pedágio no Rodoanel


17/12/2007 17:36

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Martins, Almeida, Martinez, Jardim e Xavier<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/MARCOS MARTINS ARTESP.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Marcos Martins (PT) participou na última sexta-feira, dia 14/12, de reunião com representantes da Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S.A.) e da Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo). O encontro teve o intuito de esclarecer algumas questões sobre o pedagiamento do Rodoanel Mário Covas. Martins coordena a frente parlamentar criada para discutir o tema.

A reunião contou com a presença do assessor da diretoria da Dersa, Marcos Martinez; do representante da área de licitação da Artesp, Teodoro de Almeida; do representante da área de planejamento da agência, Milton Xavier; além de João de Deus, que representou o vereador de Taboão da Serra Wagner Eckstein; do subsecretário de Transportes de Taboão, Claudinei Pereira dos Santos; e do representante do fórum de desenvolvimento econômico da região, Antonio Jardim, assessor de Alcides Valente, secretário de Indústria, Comércio e Abastecimento de Osasco e presidente do fórum.

Marcos Martins pediu esclarecimentos sobre o processo de licitação e algumas mudanças anunciadas pelo governador do Estado. Agora, não serão mais 16 barreiras de pedágio, e o novo número ainda não foi informado. Além disso, somente será cobrado pedágio nas saídas e não mais nas entradas dos municípios, como estava previsto. E não haverá mais a barreira central.

Agora, a forma de concessão será similar à do governo federal, ou seja, vencerá a licitação a empresa que oferecer menor tarifa. No entanto, há uma diferença significativa:o Estado cobrará uma outorga onerosa no valor de R$ 2 bilhões, o que poderá prejudicar a redução da tarifa, estimada hoje em três reais.

O deputado lembrou que o pedágio prejudicará a população. "O Rodoanel não foi projetado para ser pedagiado, mas para atender a necessidade de escoamento do tráfego intenso dos centros das cidades cortadas pela via", disse Marcos Martins.

mmartins@al.sp.gov.br

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