Cláudio Lembo promete respeito aos poderes e às pessoas

Governador empossado declarou que seguirá passos de Alckmin; presidente da Assembléia passa a ser o primeiro na sucessão direta do governador
31/03/2006 15:24

O novo governador do Estado de São Paulo, Cláudio Lembo (PFL), empossado em sessão solene na manhã desta sexta-feira, 31/3, na Assembléia Legislativa, prometeu preservar o estado de direito, respeitar deveres irrevogáveis que assume com o Legislativo paulista e garantir os direitos clássicos coletivos.

Ao agradecer a presença das autoridades e do público em geral, Lembo destacou o empenho do vice-prefeito da cidade de São Paulo, Gilberto Kassab (PFL), para que ele viesse a assumir o cargo de governador, sucedendo a Geraldo Alckmin. Quanto à atuação no governo, declarou que seguirá os passos de Alckmin com "dedicação plena às tarefas do Estado".

O presidente da Assembléia, deputado Rodrigo Garcia (PFL), que passa a ser o primeiro na sucessão direta do governador, destacou a atuação de Lembo no meio acadêmico, afirmando que "é a primeira vez na história do Estado de São Paulo que um reitor assume o cargo de governador".

Os deputados Ricardo Tripoli, líder do PSDB, e Enio Tatto, líder do PT, a convite do presidente da Assembléia, representaram as lideranças partidárias e todos os parlamentares paulistas, acompanhando o novo governador para o início da cerimônia no plenário Juscelino Kubitschek.

Rodrigo Garcia informou que a declaração de bens de Lembo já havia sido entregue (conforme o artigo 46 de Constituição Estadual) e convidou, para compor a Mesa, Celso Luiz Limongi, presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, os deputados Fausto Figueira (PT), 1° secretário da Assembléia Legislativa, e Geraldo Vinholi, 2º secretário.

Ao proferir o compromisso constitucional, o novo governador prometeu cumprir e observar as leis estaduais e federais.

Lembo diz que darás prosseguimento aos projetos de Alckmin

Após ser empossado governador do Estado de São Paulo, com o afastamento definitivo de Geraldo Alckmin do cargo para concorrer à Presidência da República, Cláudio Lembo concedeu entrevista à imprensa em que respondeu perguntas sobre como pretende se relacionar com o Legislativo, sobre suas intenções políticas e administrativas, além de questões mais específicas a respeito de problemas do Estado.

"Acredito no Parlamento, na democracia e no diálogo", enfatizou Lembo, quando perguntado sobre como pretende se relacionar com a Assembléia Legislativa. Disse que o Poder Legislativo não o preocupa, pois é um "poder do povo", que conhece os problemas do Executivo. Lembrou do caráter fiscalizador da Assembléia e disse que a abertura de CPIs é "assunto interno" do Parlamento.

Ressaltou que oito secretários serão substituídos e que os novos nomes deveriam ser anunciados em reunião marcada para a tarde no Palácio dos Bandeirantes e publicados no Diário Oficial deste sábado, 1°/4. A permanência de Saulo de Castro Abreu Filho, secretário da Segurança Pública, está confirmada.

Lembo disse que dará prosseguimento aos projetos de Alckmin, imprimindo apenas seu "traço pessoal", o que, segundo ele, "é inevitável".

Confirmou as alianças de seu partido, o PFL, com o PSDB nos níveis federal e estadual, que estarão juntos nas campanhas de Geraldo Alckmin para a Presidência da República e de José Serra para o Governo do Estado. Disse que seu partido está trabalhando para a escolha dos nomes que comporão as chapas.