Ligia Prouvot atribui à paisagem significado poético que vai além do real

Museu de Arte do Parlamento de São Paulo
26/12/2006 18:07

Compartilhar:

Ligia Prouvot<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/M- Ligia Prouvot.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> <i>Florais e Ciprestes</i><a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/M- Ligia Prouvot obra.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Intimamente ligada à cor, Ligia Prouvot está fortemente atraída pelo mundo externo, do qual ama colher os aspectos mais sinceros, as imagens mais íntimas, para fundi-las com harmonia sobre a tela. Dele, resultam pinturas onde se identifica a intensa participação da artista no chamamento da natureza.

A jovem pintora, para quem a pesquisa informal poderia ser a única a desenvolver uma ação, busca um espaço onde a paisagem pode significar um fato poético "diferenciado". Nele, natureza e sonho se dão as mãos como se cumprissem um ato fora do habitual. A visão pode até ser ambígua, com diversas interpretações visuais, mas no âmbito de uma mesma intuição de verdade poética sobre a natureza.

Não há dúvida de que suas obras paisagísticas " a nosso ver esse deveria ser o caminho a trilhar " são o resultado de um trabalho afastado da preocupação de "refazer" o real, mas com a certeza de não abandoná-lo.

A artista atribui à paisagem algo que vai além do significado poético que o real lhe sugere. Dela, emergem nuances de cor, sempre mais psicológicas quanto menos ligadas à realidade.

Em suas telas, as composições florais, as árvores nas encostas das colinas nos parecem elementos de uma narração espontânea ligada aos acontecimentos do cotidiano que Ligia Prouvot nos propõe com um sentido de levitação e de íntima poesia.

A obra Florais e Ciprestes, doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, revela uma pintura de sentimento e de conto que relembra um certo impressionismo tardio, onde a busca da luz é exaltada como símbolo.

A artista

Ligia Prouvot nasceu em São Paulo, em 1979. Formou-se em gestão de planejamento financeiro pela Universidade Anhembi Morumbi. Sua formação artística se deu por meio de cursos livres no ateliê de José Carlos Acebi. Participou de cursos de desenho e pintura no Museu Brasileiro de Escultura (2005/06) e na Michelangelo (1998/2000 e 2005/06), em São Paulo.

Em 2006, expôs suas obras em várias mostras: "Manifestações " Uma Década de Arte", Museu Brasileiro de Escultura (MuBE), São Paulo, São Paulo; II Exposição de Artes Plásticas da Academia Latino-Americana de Arte e Homenagem a Aldemir Martins, Memorial da América Latina, São Paulo; Salão de Verão, Casa da Fazenda do Morumbi, São Paulo; Rotary Club de Santo André, SP; "440 Anos do Rio de Janeiro", Galeria Milton Leubeck, Rio de Janeiro; Espaço Cultural Interiori, São Paulo; VII Exposição da Academia Latino-Americana de Arte, (ALA), Espaço Cultural Hotel Conrad, Punta del Este, Uruguai; "Mostra São Bernardo Convida o MuBE", Câmara de Cultura Antonino Assumpção, São Bernardo do Campo, SP; Concurso de Arte Livre Maison Saint Germain, Galeria Brésil, São Paulo; VIII Exposição da Academia Latino-Americana de Arte (ALA), Hotel Conrad, Punta del Este, Uruguai; "The House", Pinheiros, São Paulo; e III Exposição de Artes Plásticas da Academia Latino-Americana de Arte (ALA), Memorial da América Latina, São Paulo.

Obteve várias premiações, entre elas: Medalha de Ouro do Salão de Verão da Casa da Fazenda do Morumbi; Prêmio-Viagem Uruguai da II Exposição da ALA no Memorial da América Latina para a VII Exposição no Hotel Conrad, em Punta del Este; e Prêmio Secretaria de Cultura para ingresso na Academia Latino-Americana de Arte (ALA).

Participou da publicação Novos Talentos da Arte Brasileira II: Academia Latino-Americana de Arte " ALA, Memorial da América Latina. É filiada à Academia Latino-Americana de Arte (ALA) e à Academia Brasileira de Arte, Cultura e História (Abach). Possui obra no acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp