Rádio Record faz 80 anos e comemora na Assembleia


28/06/2011 19:16

Compartilhar:

Sessão solene no plenário Juscelino Kubitschek<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2011/SoleneRecordACAPAvm.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Barros Munhoz entre Marcelo Ramunno e Zacarias Pagnaneli<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2011/SoleneRecordZED3847InternaDO.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Agnaldo Timóteo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2011/SoleneRecordAguinaldoTimoteoZED.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Assembleia comemora os 80 anos da Rádio Record <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2011/SoleneRecordVM33.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2011/SoleneRecordVM3.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Por iniciativa do deputado Barros Munhoz, presidente da Assembleia Legislativa, foi comemorado nesta segunda-feira, 27/6, em sessão solene no plenário Juscelino Kubitschek, o 80º aniversário da Rádio Record de São Paulo. Barros Munhoz revelou que se emociona com o rádio de uma maneira geral e, em particular, com a Record, de quem se revelou ouvinte assíduo, reconhecendo, entre os presentes ao evento, alguns de seus comunicadores preferidos. O presidente exemplificou a força do rádio ao lembrar que, iniciando como político no interior paulista, teve seu nome anunciando como sendo "o candidato Barros de Alencar", nome do mais famoso apresentador de rádio na época.



Um pouco de história



A primeira transmissão oficial de rádio no Brasil foi feita no dia 7/9/1922. O conteúdo dessa transmissão foi um discurso do presidente Epitácio Pessoa, como parte das comemorações do centenário da proclamação da Independência. Menos de 10 anos depois, precisamente no dia 11/6/1931, entrou no ar a PRB-9 Rádio Record de São Paulo, de propriedade de um grupo liderado por Paulo Machado de Carvalho, Jorge Alves de Lima, João Baptista do Amaral e Leonardo Gomes.

Entre os fatos marcantes que a Record noticiou, está o manifesto que, em 23/5/1932, conclamou o povo "para que se mude a situação política no Brasil", integrando a rádio àquela insurreição que levou São Paulo à guerra civil, no episódio conhecido como a Revolução Constitucionalista de 1932. Nesta mesma noite, morreram metralhados em frente ao prédio onde se situava a Record, na praça da República, os estudantes Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo cujas iniciais inspiraram a criação da sigla MMDC, que passou a ser o estandarte daquele movimento.

Nos anos 50, o elenco da emissora era enorme e milionário, o mais bem pago do país, que entretinha diariamente ouvintes espalhados pelos quatro cantos do Brasil. Em 1954, ano do 4º centenário de São Paulo, a Record promoveu o 1º Festival da Velha Guarda e transmitiu diretamente do Parque Ibirapuera " recém inaugurado " um show musical com participações de Pixinguinha, Donga, Bororó, Jacob do Bandolim e muitos outros. Nessa época a Record encabeçava as Emissoras Unidas, grupo formado pela Rádio Panamericana, especializada em esportes, a Rádio São Paulo, que transmitia radionovelas e pela TV Record Canal 7. Todo esse complexo era presidido por Paulo Machado de Carvalho.



Momento atual



A Rádio Record conta hoje com grandes nomes da comunicação, como Gil Gomes, Paulo Barboza, Éder Luiz e Juarez Soares, entre outros. Com a implantação de novos equipamentos, a Record passou a transmitir o sinal em modo digital (o analógico permanece ativo até a substituição final pelo sistema digital).

Parte da história da Rádio Record foi contada em vídeo durante a solenidade, e também por Marcelo Ramunno, assessor da diretoria da Rádio Record. Um dos pontos altos da solenidade foi a interpretação, à capela, pelo vereador Agnaldo Timóteo, do Hino Nacional brasileiro.

Também compareceram à solenidade os deputados Gilmaci Santos e Sebastião Santos, o diretor Zacarias Pagnanelli, o apresentador Brito Junior, os comunicadores Paulo Barboza, Ely Correia Filho e Miguel Vacaro Neto, entre outros.

O presidente da Assembleia encerrou a solenidade parabenizando a direção, artistas e funcionários da Record pela data.

alesp