A convite de deputado, economista filia-se ao PV


20/12/2007 10:36

Compartilhar:

Reinaldo Alguz, José Luiz de França Penna, Hugo Penteado e Célia Marcondes <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/REINALDO ALGUZ  35.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> O economista Hugo Penteado preenchendo a ficha de filiação ao PV<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/REINALDO ALGUZ  30.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> O deputado Reinaldo Alguz e o presidente do PV, José Luiz de França Penna<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/REINALDO ALGUZ  34.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A convite do deputado Reinaldo Alguz (PV), o economista Hugo Penteado, uma figura de destaque na área ambientalista, filiou-se ao Partido Verde. O preenchimento da ficha de filiação ocorreu após o encerramento da palestra "Economia Ecológica e Sustentabilidade", realizada no auditório Teotônio Vilela, na Assembléia Legislativa, em 18/12. Estavam presentes José Luiz de França Penna e Carlos Camacho, presidentes nacional e municipal do PV, e Célia Marcondes, da Executiva Estadual do partido e organizadora do evento.

O meio ambiente é uma das bandeiras políticas de Alguz. Para ele, é necessário unir esforços em favor da preservação da natureza e da espécie humana. "Temos que agregar pessoas das diversas representatividades sociais, que tenham a mesma visão", disse. Hugo Penteado concorda: "É preciso envolver a população, e este momento é oportuno para a discussão proposta pelo PV".

Hugo Ferraz Penteado é economista do ABN Amro (Banco Real) e autor do livro "Ecoeconomia " Uma nova abordagem", que propõe a um desenvolvimento econômico sustentável embasado na defesa dos recursos naturais. Ele afirmou que a teoria econômica tradicional exclui duas variáveis: as pessoas e a natureza. Penteado também apontou como mito a noção do crescimento eterno " ele vê esse crescimento como parte do problema e não da solução.

O economista criticou ainda a cultura do desperdício e o uso irresponsável de recursos naturais finitos. "Para fabricar um carro são necessários 200 mil litros de água e, para fazer um copo descartável, 12 litros", explicou.

Para o economista, a humanidade precisa rever seus conceitos sobre sustentabilidade, e nesse processo de transição é fundamental a participação política.

A proposta de filiação ao partido é parte da estratégia de Reinaldo Alguz para promover uma ação conjunta na busca por resultados que revertam a atual situação. "A reeducação tem que ser desde a infância, ainda na fase escolar", afirmou o parlamentar. "Ainda há tempo para mudar", concluiu Hugo Penteado.

reinaldoalguz@al.sp.gov.br

alesp