CPI das queimadas será acompanhada por deputados federais

26/09/2007 17:32

O deputado Rafael Silva (PDT) esteve reunido na semana passada com o deputado federal Ricardo Tripoli (PSDB), 2º vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados. Silva apresentou a Tripoli índices alarmantes sobre a queima da palha da cana-de-açúcar no Estado de São Paulo, assunto objeto da "CPI das Queimadas" na Alesp, que deve ter sua primeira reunião nos próximos dias, com a escolha do presidente, vice e relator. "Estamos ansiosos para iniciar os trabalhos. Acredito que teremos muito trabalho pela frente, pois é um assunto muito delicado e precisa de uma atenção especial do Parlamento paulista, que por sinal pode

servir de exemplo para os demais Estados", comentou Rafael Silva, autor do requerimento que solicitou a criação da "CPI das Queimadas".

"O deputado Ricardo Tripoli conhece profundamente quais são os nossos problemas e mais uma vez ele demonstrou o seu compromisso em colaborar com a população, pois disse que faz questão de acompanhar toda tramitação da CPI, assim como apresentar na Câmara dos Deputados sugestões com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população, principalmente dos trabalhadores envolvidos com o corte de cana-de-açúcar. Disse que será o nosso porta-voz junto ao presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados", afirmou Silva.

Na avaliação de Ricardo Tripoli, além de os efeitos das queimadas serem maléficos ao seres humanos, eles também atingem drasticamente o meio ambiente. "Os prejuízos dessas queimadas são ainda mais desastrosos para o meio ambiente, pois milhares de toneladas de gás carbônico são jogadas na atmosfera, aumentado o efeito estufa e o aquecimento global", destacou. "Desde o início de minha vida pública tenho defendido com afinco a questão ambiental. Penso que todo o trabalho desenvolvido nessa linha é louvável", completou Tripoli, ao se referir que o encontro foi extremamente proveitoso.

rsilva@al.sp.gov.br