Demônios da Garoa, às vésperas de completar 65 anos, fazem apresentação na Assembléia


04/09/2007 21:38

Compartilhar:

A deputada Patrícia Lima (PR), autora da homenagem, fez as honras da Casa e, mostrando intimidade com o repertório do grupo, conduziu a apresentação.<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/DEMONIOS DA GAROA dep patricia ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Grupo musical Demônios da Garoa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/DEMONIOS DA GAROA 152 ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O grupo musical Demônios da Garoa recebeu na noite desta terça-feira, 4/9, uma justa homenagem pelos 65 anos de atividade ininterrupta. Revelado num programa de calouros apresentado por Vicente Leporace, o Grupo do Luar logo acatou a sugestão de Leporace para a troca de nome e, naquele ano mesmo, mudou definitivamente para Demônios da Garoa.

Da formação original, apenas três descendentes continuam no conjunto: o violonista Simbad (filho de Toninho Gomes) e os percussionistas Sérgio e Ricardo Rosa (respectivamente filho e neto de Cláudio Rosa). Pela pouca idade de Ricardo, podem-se esperar ainda muitos anos de sucesso do conjunto, que se notabilizou por gravar músicas de Adoniran Barbosa e torná-las conhecidas no Brasil inteiro.

Os Demônios da Garoa são o último dos conjuntos musicais que apresentam formação de regional, com cordas e percussão, comum nas décadas de 30, 40 e 50, como O Bando da Lua e Quatro Ases e um Coringa, por exemplo. O grupo também apresenta uma vocalização característica e um português com sotaque paulistano, típico das composições de Adoniran Barbosa e suas imitações de descendentes de italianos.

Os Demônios também gravaram músicas de outros compositores, incluindo algumas de integrantes do grupo, mas o público sempre pede as músicas mais conhecidas e tradicionais, a exemplo do que aconteceu na homenagem da Assembléia, quando apresentaram Saudosa Maloca e Samba do Arnesto.

A deputada Patrícia Lima (PR), autora da homenagem, fez as honras da Casa e, mostrando intimidade com o repertório do grupo, conduziu a apresentação. No final, os Demônios da Garoa retribuiram o carinho da deputada cantando para ela, em ritmo de samba, Se Todos Fossem Iguais a Você.

alesp