Assembléia realiza o 25º Encontro dos Descobrimentos


18/04/2006 15:48

Compartilhar:

Nelson Faria e Kiome, homenageados pelo deputado<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/cara 29.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado cumprimenta Mãe Alcina, homenageada com diploma<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/cara 12.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mestre Shinzato homenageia deputado e recebe diploma<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/cara 45.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado abre sessão solene no Plenário JK<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/cara 24.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembléia Legislativa de São Paulo realizou na segunda-feira, 17/4, sessão solene comemorativa do 25º Encontro dos Descobrimentos-Brasil-Portugal-Japão, solicitada pelo deputado João Caramez (PSDB).

O evento reuniu autoridades, historiadores e líderes de entidades culturais no plenário Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, palco de diversas apresentações de grupos folclóricos, como o rancho português do Clube Arouca, a fadista Glória de Lourdes e o Grupo de Tambores do mestre Marcelo Takano, além de demonstrações de artes marciais e danças típicas.

O Encontro dos Descobrimentos acontece em série e percorre diversas regiões dos países agregados. A idéia principal dos idealizadores, José Gregori e Nelson Faria de Oliveira, é divulgar a cultura e os costumes dos povos por meio do congraçamento e das relações sociais entre as comunidades.

Nelson Faria de Oliveira, precussor do Encontro dos Descobrimentos, foi homenageado pelo deputado João Caramez, que, como participante de encontros anteriores, tem acompanhado o trabalho de preservação cultural que envolve os três países.

Para o idealizador, a essência dos encontros é a descoberta que cada pessoa pode fazer de um amigo que integra a mesma comunidade, cuja cultura diferente acrescenta algo de novo ao seu cotidiano. Nelson Faria acredita que, a cada encontro, o seu princípio básico seja difundido para outras comunidades, e mais pessoas se descubram e abracem a idéia.

João Caramez fez menções especiais a Kokey Uehara e ao professor e historiador José Verdasca dos Santos, bem como aos homenageados com o diploma de honra, entre os quais estavam o Grupo de Congada São Benedito, o Centro Cultural Família Ilê-Axé, o Instituto Cisne, o Instituto Maruyama, Espaço Mizar Cristal, Terutiyo Ikemoto, o Grupo Trança de Fitas e Capela de São Pedro, o artesão Emytheo R. Silveira e o historiador e pesquisador Antonio Angélico Pimenta.

alesp