Gestores da Assembleia participam de seminário
Realizou-se, nesta sexta-feira, 3/7, o Workshop sobre Planejamento e Gestão, tendo como público-alvo os chefes de gabinete da Mesa Diretora, secretários gerais, diretores de departamentos, procurador chefe, presidente do Instituto do Legislativo Paulista (ILP) e gerente do Grupo de Qualidade da Alesp. O objetivo foi identificar capacidades e e promover iniciativas necessárias para todo o corpo gestor da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
No início dos trabalhos houve uma exposição individual, onde cada um dos participantes se apresentou ao grupo, falando do plano de trabalho para a área sob sua responsabilidade na gestão e como espera que outras áreas possam contribuir para o cumprimento integral de suas tarefas.
Na visão do diretor Eduardo Ginesi da Silva, diretor da Divisão de Desenvolvimento de Recursos Humanos, está na hora de o funcionalismo público se beneficiar das técnicas desenvolvidas pelos setores acadêmico e da iniciativa privada, que estão sempre em evolução. Deve ser implantada uma cultura de qualificação para que as pessoas que trabalham na Casa entendam bem o seu papel no processo legislativo, para maior sintonia com o que a sociedade precisa e para que o deputado possa cumprir seu mandato em prol da sociedade.
Atualmente à frente da Secretaria Geral Administrativa, Celso Pinhata Junior deixou claro que sua primeira preocupação é conseguir operar a estrutura da Casa de forma a motivar as pessoas a cumprir da melhor forma com suas obrigações. "Não existe o impossível. A meu ver, os líderes são mais que chefes; devem ser facilitadores que precisam saber motivar sua equipe", concluiu.
Para Yara Fagá, substituindo o atual responsável pela Secretaria Geral Parlamentar, "realiza-se, na Assembleia, um trabalho que deve estar inteiramente voltado para o contexto social". No seu entender, "somos meros instrumentos da vontade que o povo manifesta ao escolher seus representantes legislativos".
Participaram também do seminário Agnaldo de Jesus Almeida, do Departamento das Comissões, Algney Denser Degasperi, da Informática, Antonio Rudnei Denardi, da Divisão de Comunicação, Antonio Sergio Ribeiro, da Documentação, Celso Mitsuhiro Matsumoto, do Núcleo da Qualidade, Edinilson Vicente, da 2ª secretaria, Elcio Avelino Neves, do DRH, Henrique Silveira Neves, da área parlamentar, Naoto Shitara, da 1ª secretaria, René Luiz Moda, da Procuradoria, Roberto Eduardo Lamari, do ILP, Rodrigo Del Nero, da presidência e Ruzibel Sena de Carvalho, de Finanças.
Notícias mais lidas
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entre o moderno e o eterno, Curupira é símbolo da COP 30 e da proteção ambiental de São Paulo
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Proposta que reestrutura Política de Assistência Social no estado é aprovada no Plenário da Alesp
- Nota de Pesar - José Afonso da Silva
- Indicação da Alesp passa em Plenário e deputado Carlos Cezar será conselheiro do TCE
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações