Audiência pública discute desapropriação para expansão do Metrô
Os moradores e comerciantes dos bairros e locais adjacentes em que haverá a expansão da Linha 5-Lilás do Metrô (trecho Adolfo Pinheiro-Chácara Klabin) foram recebidos no plenário José Bonifácio da Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira, 23/9, pelo deputado Carlos Giannazi (PSOL), autor do convite feito à população envolvida para que houvesse um amplo debate sobre as condições em que estão sendo implementadas as medidas para a execução das obras previstas. À mesa também estavam o advogado Luiz Eduardo Cardia, presidente da Associação dos Moradores do Jardim Novo Mundo (AMJA), Lygia Horta, que preside a Associação dos Moradores e Amigos de Moema, e Edwaldo Sarmento, presidente da Associação dos Moradores do Entorno do Aeroporto de Congonhas (AMEA).
Os principais objetivos do encontro foram discutir e estabelecer algumas ações para que a população possa pleitear junto ao Metrô um diálogo efetivo, já que a empresa está sendo acusada pelos futuros desapropriados de não ouvir as reivindicações quanto ao processo de escolha dos locais de intervenção urbana (canteiros de obras) e consequentes desapropriações.
Para Giannazi, o Metrô continua desrespeitando os moradores desapropriados ao lhes negar informações, além de sinalizar, por meio de comunicados, que não irá pagar as indenizações conforme havia prometido às pessoas afetadas pela obra, referenciando os valores dos imóveis a preço fora de mercado.
Relatos
A comerciante Karla Montenegro de Menezes manifestou sua preocupação com a situação vivida. Ela reside e é proprietária de uma loja de roupas femininas em Moema há cerca de 15 anos, na qual emprega cinco funcionários. A moradora reclama que a falta de informação prejudica muito a sua atividade comercial e a impede de planejar seu negócio. Sua loja está na região da futura estação próxima ao Shoppping Ibirapuera. "Falta diálogo", diz Karla, que alega ter recebido um comunicado do Metrô há cerca de cinco meses e, de lá pra cá, não obteve mais nenhuma informação.
Entre outras manifestações, moradores e empresários, que vivem situação similar à da comerciante, questionaram a forma como a intervenção urbana vem sendo feita pela companhia de transportes. Todos, entretanto, declararam-se a favor da expansão do transporte público na cidade. Giannazi destacou ser o Metrô importante e necessário: "Isso é consenso, e é dever do Estado investir em transporte de massa para a população, mas há de se buscar minimizar os danos às pessoas diretamente afetadas pelas suas obras."
O parlamentar informou que deverá em breve participar de uma nova reunião com a presidência do Metrô, juntamente com os moradores e comerciantes desapropriados. Na ocasião, Giannazi promete indagar da companhia detalhes sobre a forma como que vem sendo conduzida a questão, além de pedir explicações sobre a citação, feita pelo representante da AMJA, de que não haveria ainda um relatório de impacto ambiental para a obra. O deputado não descarta acionar o Ministério Público Estadual quanto ao problema, por intermédio de uma representação.
Notícias mais lidas
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputada aprova isenção de IPVA para motos até 180 cilindradas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
- Sessão Inaugural abre trabalhos legislativos da Alesp em 2026
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações