Instituto Oceanográfico em Guarujá

25/04/2008 20:44

Farid Madi, Suely Vilela e Haifa Madi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2008/HAIFA USP OCEAN.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A deputada Haifa Madi (PDT) participou de ato em que a reitora da Universidade de São Paulo (USP), Suely Vilela, e o prefeito de Guarujá, Farid Madi, assinaram protocolo de intenções, nesta quinta-feira, 24/4, na sede da USP, na capital paulista, para implantação de uma base de apoio e pesquisa do Instituto Oceanográfico (IO), em Guarujá. Na oportunidade, a reitora apresentou cronograma de serviços, garantindo que a obra estará pronta em setembro de 2009. Também participaram do encontro o professor do instituto, Rubens Mendes Lopes, o assistente de apoio logístico do IO, Wilson Soares de Macedo Júnior, e a diretora do instituto, Ana Maria Setúbal Pires Vanin, que preside a comissão criada pela USP para tratar da inserção do núcleo na cidade.

Ficou definido que a reitora da USP irá ao Guarujá no dia 8/5 para conhecer a área da futura base do IO. Antes, o chefe do Executivo, em seu gabinete, no Paço Municipal, assinará o decreto de permissão de uso de área pública onde será construída a unidade. No mesmo dia, o projeto será oficialmente protocolado na prefeitura. O prefeito Farid Madi explicou que a intenção de instalar uma base do IO no município já existia desde 2005, quando foi criada a Secretaria de Meio Ambiente. Ele acredita que esse núcleo beneficiará estudantes e, especialmente, a comunidade de pescadores da região.

Para a deputada, uma unidade da USP desse porte na Baixada Santista é uma conquista em termos ambientais e sociais, pois haverá cursos de capacitação e formação para a comunidade. "Além disso, pode representar um campus da universidade na região", disse.

hmadi@al.sp.gov.br