Audiência pública pede instalação do Conselho Estadual das Cidades
A Assembleia Legislativa sediou nesta quarta-feira, 9/6, audiência pública realizada pela Frente Parlamentar em Defesa da Habitação e Política Urbana, sobre o Conselho Estadual das Cidades, que tem como objetivo implantar um espaço institucional de interlocução entre Estado e sociedade, fundamental para o enfrentamento das questões da habitação, do saneamento, do transporte, do desenvolvimento e do planejamento urbano.
Tiveram voz no evento convidando representantes de diversas entidades, como Sidnei Antonio Eusébio, da União dos Movimentos de Moradia da Grande São Paulo e Interior; Manoel Otaviano, da Central de Movimentos Populares do Estado de São Paulo; Antônio José, do Movimento Nacional de Luta por Moradia; Luiz Gomes, da Federação das Associações Comunitárias do Estado de São Paulo; Daniel Amor, do Sindicato dos Arquitetos do Estado de São Paulo; Miguel Reis, representante das prefeituras; Leonir Viana dos Santos, do Conselho Regional de Serviço Social.
Para Simão Pedro, coordenador da frente, a realização da audiência é importante para que o governo do Estado coloque em prática o Conselho Estadual das Cidades. "Temos problemas de saneamento, moradia, segurança e transporte em muitas cidades do interior. É fundamental que o Estado tenha uma gestão democrática das cidades", resumiu o deputado.
Eusébio, da União dos Movimentos de Moradia, falou sobre a luta pela instalação do conselho. "Há anos estamos nessa luta pedindo urgentemente a instalação do Conselho Estadual das Cidades. Hoje não temos como nos comunicar com o governo sobre os nossos problemas" lamentou.
Marcos Martins (PT), declarando seu total apoio à frente, externou sua preocupação em melhorar as condições de vida nas cidades do interior. "A população precisa de moradia digna, investimento sério em saúde, segurança e saneamento. É lamentável que o Estado ainda não tenha respondido a essas entidades", afirmou.
Normativa da conferência
Pela resolução aprovada na 4ª Conferência Estadual das Cidades, o Conselho Estadual das Cidades seria formado por representantes dos seguintes segmentos: 17 representantes do Poder Executivo estadual, indicados pelo governador, 1 representante do Poder Público Federal, 12 representantes do Poder Público municipal ou de entidades civis que o representem, 20 representantes de entidades dos movimentos populares, 8 representantes de entidades empresariais, 8 representantes de entidades dos trabalhadores, 6 representantes de entidades profissionais, acadêmicas e de institutos de pesquisa, e 3 representantes de organizações não governamentais.
Segundo Simão Pedro, o Estado aprovou a conferência, a eleição e a composição do conselho, sendo que há prazo até o mês agosto para a sua instalação.
Notícias mais lidas
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputada aprova isenção de IPVA para motos até 180 cilindradas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
- Sessão Inaugural abre trabalhos legislativos da Alesp em 2026
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações