Mauá é o município prioritário para receber unidade do IML

23/08/2007 19:56

Deputado Donisete Braga e secretário de Estado da Segurança Publica, Ronaldo Marzagão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/dep donizete e sec ronaldo marzagao05.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Entre os 39 municípios da Região Metropolitana de São Paulo, Mauá terá prioridade para receber uma unidade do Instituto Médico Legal (IML). O compromisso foi assumido na tarde desta quinta-feira, 23/8, pelo secretário de Estado da Segurança Publica, Ronaldo Augusto Bretas Marzagão, em audiência com o 1º secretário da Assembléia Legislativa, deputado Donisete Braga (PT).

O secretário disse que, além de ter estudos comprovando a necessidade de Mauá sediar uma unidade do IML, outro motivo que dá prioridade ao município é o fato de a Prefeitura da cidade já ter disponibilizado local para a instalação do órgão. O secretário, no entanto, preferiu não fixar um prazo. Disse que está na dependência de concurso que a secretaria realizará em outubro próximo com vistas a contratar 1.300 pessoas para a polícia técnica e científica.

Quanto à instalação de uma delegacia seccional de polícia em Mauá, outra solicitação do deputado Donisete Braga, o secretário igualmente se mostrou favorável ao pedido. Ronaldo Marzagão disse que os estudos também demonstram essa necessidade e que a sua secretaria realizou concurso para a contratação de 234 delegados de polícia, que estão em fase de curso na Academia de Polícia. Frisou, porém, que a prioridade é quanto à instalação da unidade do IML.

O deputado Donisete Braga, por sua vez, disse que saiu otimista da audiência realizada na sede da secretaria, no centro da capital. "O contato com o secretário foi muito positivo. Senti da parte dele muita vontade de instalar tanto a unidade do IML quanto a delegacia seccional. Ele acha mais do que justos os pedidos", comentou o parlamentar do PT.

Donisete Braga observa que, devido à deficiência do efetivo policial, Mauá é hoje a cidade mais violenta do Grande ABC. Segundo informa, a taxa de homicídios por 100 mil habitantes no primeiro trimestre de 2006 foi de 12,2, maior que a da capital e acima da média do Estado. "Mauá tem aproximadamente 413 mil habitantes e está entre os 15 municípios paulistas que mais arrecadam ICMS. Com a seccional, a cidade teria também grupos de elite da polícia, como o Garra, o Setor de Investigações Gerais (SIG), a Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (Dise) e a Delegacia de Homicídios, o que aumentaria sobremaneira a segurança", acrescentou

É antiga a luta de Donisete Braga para que Mauá tenha uma seccional e o IML. A primeira solicitação para a instalação dos órgãos em Mauá é do ano de 2001. Em 5/6/2003, ele participou de audiência com o então secretário de Segurança Pública, Saulo de Castro, quando colocou imóveis da prefeitura à disposição do Estado para a instalação dos órgãos.

Em março de 2004, o parlamentar enviou ao então governador do Estado, Geraldo Alckmin, indicação solicitando a instalação da seccional e do IML. Além disso, enviou aos secretários da Segurança Pública e da Casa Civil um documento assinado por deputados e prefeitos das sete cidades do Grande ABC com o mesmo objetivo.

"Mauá tem mais de 400 mil habitantes. É sede de um dos maiores pólos petroquímicos do país, tem o maior parque industrial da região metropolitana e é um grande arrecadador de ICMS para o Estado. Penso que o município merece mais atenção", enfatizou Braga.

dpbraga@al.sp.gov.br