Ana Kaminski usa uma linguagem de conto de fadas para exprimir seu lirismo

Acervo Artístico - Emanuel von Lauenstein Massarani
29/12/2004 14:00

Analisar a obra da pintora Ana Kaminski parece coisa simples, tanto é imediata e agradável sua leitura, conduzida sobre um plano figurativo tecnicamente tradicional e até mesmo ingênuo. Mas não é assim. Sob a aparência de uma certa ingenuidade encontramos todo um substrato de idéias, de felicidade conceitual e, porque não, aqui e acolá de sabor candidamente filosófico.

Um profundo sentido da paisagem domina sua pintura que engloba aquele clima tão caro a quem mantém um diálogo sensível e comovido com a natureza e onde encontramos uma atmosfera de encantamento, digna de admiração.

Suas cores explodem num alegre cromatismo e a artista toca vértices de liberdade que se desenvolvem em direção a um lirismo envolvente. Com sua experiência, aprendeu a observar o mundo, descobrindo que o valor expressivo se obtém permanecendo também aderente ao nosso planeta e que não devemos nos resignar a esquece-lo em virtude de seus dramas cotidianos.

As composições de Ana Kaminski se articulam completamente afastadas da realidade exterior. Seguindo os impulsos mais escondidos da fantasia e da habilidade a artista cria um espaço imaginário que se estende entre o céu e a terra. Ali florescem uma série de invenções primaveris onde formas vibrantes e timbres cromáticos se dispõem livremente sobre a superfície.

Na obra "Cavalos Alados" , doada ao Acervo Artístico do Palácio 9 de Julho, é evidente a delicadeza e a linguagem de conto de fadas que usa juntamente com um traço minucioso criam uma escritura elaborada que se conclui com um discurso imaterial, festivo mas não privo de uma lírica emoção.

A Artista

Ana Kaminski, pseudônimo artístico Ana Luisa Kaminski Kohn nasceu em Erechim, Rio Grande do Sul, em 1966. Desde cedo se interessou pela arte, e já na infância passava horas desenhando. Estudou pintura, flauta e piano, e quando adolescente começou a participar de exposições coletivas em sua cidade natal.

A partir de 1985 transferiu-se para Florianópolis onde cursou Letras na Universidade Federal Santa Catarina e concluiu em 2002 o mestrado em Literatura Brasileira. Desde 1987 ministra aulas de desenho e pintura em seu próprio atelier.

Participou de diversas exposições individuais e coletivas, em Erechim, Florianópolis, Curitiba, São Paulo e diversas cidades do sul do país.