Sistema de Justiça e Orçamento Criança são temas de palestras no Legislativo
Dando continuidade ao seminário Um município para as crianças, nesta quinta-feira, 18/11, foram realizadas mais duas palestras. O promotor de Justiça e coordenador de área de direitos humanos, Eduardo Dias, e o 1° promotor da vara cível da Lapa, Wilson Tafner, debateram o sistema de justiça para crianças e adolescentes, tema de interesse para os participantes do projeto "Prefeito amigo da criança".
Eduardo apontou que os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário têm dificuldade de compartilhar competências. Entre outras sugestões, os participantes sugeriram que o Ministério Público faça com que as várias promotorias atuem em uma só linha, focando em assuntos como a saúde mental de dependentes químicos; e medidas socioeducativas não privativas de liberdade, além de criação de programas de orientação, inserção escolar, inclusão no mercado de trabalho, atendimento integral à saúde e acolhimento institucional ou familiar de crianças e adolescentes.
A palestra Orçamento Criança, ministrada pelo economista e mestre em Sociologia, Wieland Siberschneider, tratou da importância das políticas públicas. Wieland lembrou que iniciativas dependem de recursos que, por sua vez, estão limitados à Secretaria da Fazenda. Ainda foi discutida a importância de uma política de atenção para a criança e o adolescente, a fim de destinar mais recursos para o segmento. "Se queremos um futuro estável, temos que investir na proteção e formação desses jovens".
Notícias mais lidas
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputada aprova isenção de IPVA para motos até 180 cilindradas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
- Sessão Inaugural abre trabalhos legislativos da Alesp em 2026
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações