Governo do Estado estuda asfaltamento da SP-193

12/12/2007 11:31

Prefeito de Jacupiranga, João Batista de Andrade (à esquerda), deputada Prandi e o secretário de Transportes Mauro Arce (à direita)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/PRANDI SP 193.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Da assessoria da deputada Maria Lúcia Prandi

Em audiência com o secretário de Estado dos Transportes, Mauro Arce, a deputada Maria Lúcia Prandi (PT) obteve o compromisso de que serão desenvolvidos estudos para asfaltamento de trecho da SP-193, entre Jacupiranga e Cananéia.

A solicitação foi apresentada pelo prefeito João Batista de Andrade, o Jessé, que participou do encontro juntamente com outros dois prefeitos do Vale do Ribeira: Daniel Joaquim da Silva, de Itariri, e Zildo Wach, de Pariquera-Açú.

Andrade não se conforma com o fato de uma rodovia estadual permanecer em condições tão precárias, sem recapeamento asfáltico. "O trecho entre Jacupiranga e Eldorado já é asfaltado. Agora, faltam os cerca de 60 quilômetros até Cananéia", enfatizou.

O prefeito também reivindicou a construção de uma rotatória no ponto onde a BR-116 cruza com a SP-193. "Precisamos de algum tipo de solução. São duas estradas que têm trânsito cada vez mais intenso. É uma situação de insegurança que não pode persistir", salientou.

Outra preocupação do prefeito de Jacupiranga é com a segurança das crianças que estudam na Escola Estadual Bairro Lajeado. A unidade escolar está localizada no lado da estrada oposto ao bairro. "São cerca de 100 crianças, de 1ª a 4ª séries, que correm risco diariamente", explicou Jessé. Para a deputada Prandi, a melhor alternativa é transferir a escola para dentro do bairro. "Na verdade, as instalações são inadequadas, com divisórias de madeirite. Vou abraçar a luta pela transferência", ressaltou.

Ponte ameaçada - A ponte que dá acesso ao município de Pariquera-Açú deverá passar por avaliação técnica, conforme compromisso assumido pelo secretário Arce. Segundo explicou o prefeito Zildo Wach, a ponte é antiga e recebe intenso tráfego de caminhões, muitos deles com tonelagem superior à permitida. "Se houver comprometimento da estrutura, a cidade ficará isolada", reforçou Maria Lúcia Prandi.

Quanto às estradas rurais, o secretário informou que o governador ampliou a meta de perenização para 2 mil quilômetros por ano. "No entanto, são 170 mil quilômetros de estradas vicinais no Estado. Vamos ter que manter a mobilização para que o Vale do Ribeira seja contemplado", destaca Prandi.

Rodoviárias - As estações rodoviárias dos municípios de Jacupiranga, Itariri e Pariquera-Açú deverão ser contempladas com reformas. Segundo anunciou o secretário Arce, a Secretaria de Transportes deverá executar reformas nas rodoviárias de municípios com menos de 30 mil habitantes. A fase é de levantamento das necessidades e não há previsão de início de obras.

mlprandi@al.sp.gov.br