Mais sete municípios podem se tornar estâncias turísticas
Mauro Bragato (PSDB) apresentou na Assembleia Legislativa projetos de lei transformando sete municípios das regiões de Presidente Prudente e Andradina em estâncias turísticas: Martinópolis, Teodoro Sampaio, Iepê, Rosana, Panorama, Pauliceia e Castilho.
O Projeto de Lei 171/2011 informa que o balneário da represa Laranja Doce, no município de Martinópolis, é um importante centro de atração turística para a região de Presidente Prudente e do norte do Estado do Paraná.
Já o Projeto de Lei 167/2011 destaca a importância do Parque Estadual do Morro do Diabo, localizado no município de Teodoro Sampaio, para a biodiversidade da região oeste do Estado de São Paulo. O parque possui uma área de 33.845,33 hectares, onde se concentra um dos principais redutos do mico-leão-preto do país. Os turistas também visitam a reserva para a prática do ecoturismo.
No PL 172/2011, Bragato aponta os recursos naturais existentes no município de Iepê que o tornam em condições de se tornar estância turística: córregos, rios sem poluição, quedas d´água, o Parque Ecológico Auriverde localizado em uma ilha, o Espaço Cultural Armando Cavichiolli e o Museu do Índio, com rico acervo e onde está a maior urna funerária indígena já encontrada no Brasil.
O Projeto de Lei 168/2011 transforma em estância turística o município de Rosana, no Pontal do Paranapanema e às margens do rio Paraná. Em Primavera que é distrito de Rosana encontra-se a maior área de preservação verde em relação ao número de habitantes no Estado.
Os projetos de lei 169 e 174, também de 2011, classificam como estâncias as cidades de Pauliceia e Panorama, ambas situadas às margens do Lago da Hidrelétrica Sérgio Motta no rio Paraná. Possuem recursos naturais e paisagísticos que atraem visitantes de várias regiões e de outros estados para atividades náuticas, pesca esportiva e lazer. Panorama e Pauliceia fazem divisa com o Estado do Mato Grosso do Sul (MS).
Castilho também se localizada às margens do rio Paraná na divisa dos estados de São Paulo com o Mato Grosso do Sul. No município foi concluída, em 1974, a Usina Hidrelétrica Engenheiro Souza Dias conhecida como Usina de Jupiá. A hidrelétrica possui barragem de 5.500 metros de extensão. Cerca de 10 mil turistas visitam a hidrelétrica por ano, a maioria na barragem durante a época da piracema quando os peixes sobem o rio para reprodução. Na barragem foi construída uma escada adaptada que facilita esse processo e os peixes são monitorados.
mbragato@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputada aprova isenção de IPVA para motos até 180 cilindradas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
- Sessão Inaugural abre trabalhos legislativos da Alesp em 2026
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações