Deputado é contra pequena central hidrelétrica no Talhadão


25/07/2011 12:07

Compartilhar:

Sebastião Santos grava depoimentos na Cachoeira do Talhadão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2011/SEBASTIAOSANTOSTALHADAOx.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Sebastião Santos (PRB) gravou, no dia 24/7, na Cachoeira do Talhadão, em Duplo Céu, imagens e depoimentos de pessoas e entidades contrárias à construção da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) no local. Ele vai gravar na Assembleia Legislativa, dia 1/8, o programa AL Debate, que contará com a presença do presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Turvo e Grande (CBH-TG), o prefeito de Cedral, José Luís Pedrão, da representante da Associação de Defesa do Meio Ambiente dos Rios Turvo e Preto (Amertp), Gisele de Oliveira Paschoeto, e de um engenheiro ambiental.

O objetivo é mobilizar o maior número de pessoas no Estado para que as construções das PCHs no Talhadão e na Foz do Preto sejam impedidas. "Que os deputados, as entidades e os municípios estejam unidos contra esse crime ambiental que está prestes a ser cometido em nossa região", disse Sebastião, durante a gravação. Gisele, por sua vez, afirma que a cachoeira do Turvo é a última queda d"água da região Noroeste e disse que foram catalogadas, no local, 52 espécies animais. "Destas espécies, três são endêmicas (nativas do local) e nunca haviam sido registradas."

Luiz Rogério Pontes Gestal, engenheiro aposentado pela Cesp (Companhia Energética de São Paulo), lembrou que projeto semelhante havia sido discutido na década de 90, mas que fora suspenso pela inviabilidade econômica. "É estranho ver a mesma intenção ser retomada 30 anos depois. A produção de energia será insignificante", argumenta.



sebastiaosantos@al.sp.gov.br

alesp