Presidente interino da Assembléia, Waldir Agnello vai à posse dos primeiros defensores públicos concursados do Estado
O presidente em exercício da Assembléia, deputado Waldir Agnello, compareceu nesta segunda-feira, 14/5, no Palácio dos Bandeirantes, à cerimônia de posse dos 228 aprovados no primeiro concurso de ingresso na carreira de defensor público.
Dos cerca de 12 mil candidatos que fizeram a primeira prova do concurso, que constou de 100 questões objetivas, apenas 857 foram aprovados para a segunda prova, constituída de questões dissertativas e de uma peça prática. Destes, só 237 foram habilitados a realizar a prova oral, da qual saíram aprovados 228 candidatos.
No mesmo dia da posse, os novos defensores deveriam iniciar curso preparatório, com duração de duas semanas e aulas teóricas e práticas sobre o trabalho nas diferentes áreas de atuação. Segundo a diretora da Escola da Defensoria Pública do Estado (Edepe), a defensora pública Flávia D"Urso, o curso "tem um perfil diferenciado do que a comunidade jurídica está acostumada, pois irá preparar os defensores para o ingresso numa instituição jurídica que tem princípios específicos, como a Defensoria Pública". Segundo Flávia, o programa enfatiza a atuação multidisciplinar do defensor público, trazendo perspectivas sociológicas, políticas e filosóficas da função e também a operacionalização dos direitos fundamentais.
Com a conclusão do curso, em 28/5, os defensores iniciarão a prestação da assistência jurídica à população carente em diversas regionais da Defensoria na capital, nos municípios da Região Metropolitana de São Paulo e no interior, substituindo grande parte dos atuais procuradores do Estado.
Notícias mais lidas
- Plenário da Alesp aprova novas regras para promoção de policiais civis
- Projetos de reajuste e reestruturação das carreiras policiais é tema da 28ª Sessão Ordinária
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputado pede a Estado proteção a perito que relatou pressão na investigação do caso Vitória
- Projetos de lei voltados às Polícias Civil e Militar pautam 30ª Sessão Ordinária
- Em Sessão da Alesp, parlamentares defendem aumento maior para polícias
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Deputado comemora a obrigatoriedade da execução do Hino Nacional nas escolas do Estado de São Paulo
- Servidores cobram aplicação imediata do 'Descongela Já'
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações