I Encontro Estadual de Gestores Públicos Municipais para a sustentabilidade

19/06/2009 20:08

Fernanda Bandeira de Mello<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2009/ENCGESTORES1fernandab. mello03ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> I Encontro Estadual de Gestores Públicos Municipais para a Sustentabilidade<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2009/ENCGESTORES1mesa04ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Rogério Menezes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2009/ENCGESTORES1rogerio menezes34ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A liderança do PV na Assembleia Legislativa realizou, nesta sexta-feira, 19/6, o I Encontro Estadual de Gestores Públicos Municipais para a Sustentabilidade, com a participação de gestores de todo o Estado, como vereadores, secretários municipais e prefeitos. Regina Gonçalves, presidente do PV estadual, ressaltou que o propósito de encontros como este é levar a discussão sobre a sustentabilidade para toda a sociedade, o que só pode acontecer partindo-se da transformação nos municípios.

De acordo com o deputado estadual Camilo Gava (PV), é na gestão municipal que está a base fértil de ideias, pois é lá que se vivem os problemas na prática. O parlamentar ressaltou que a Assembleia paulista está de portas abertas aos gestores municipais para a criação de mecanismos que contribuam para o desenvolvimento com sustentabilidade.

O deputado federal José Paulo Tóffano, membro da Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados, citou projetos que tramitam no Congresso Nacional sobre o meio ambiente, como o de arborização urbana e o de economia de água em prédios públicos federais. Para Tóffano, é fundamental o envolvimento de todas as secretarias na discussão de questões ambientais. "Precisamos tratar o problema de forma transdisciplinar", opinou.

Rogério Menezes, secretário do Meio Ambiente de Diadema, traçou um panorama mundial. Para ele, há uma tendência positiva no sentido de se realizar sérias discussões a respeito do meio ambiente. Ele citou a recente eleição do parlamento europeu em que foram eleitos 51 deputados do PV, superando 8% do total de votos.

Fernanda Bandeira de Mello, assessora de Projetos Especiais da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, discorreu sobre os 21 projetos ambientais estratégicos em andamento na secretaria, e Herculano Passos Jr., prefeito de Itu, falou sobre o panorama ambiental em seu município.

Aproveitando os recursos

O secretário de Meio Ambiente de São Caetano do Sul, Oswaldo Ceoldo, lembrou que o modelo econômico adotado por nós é poluidor e devastador. Contudo, os polos industriais são necessários para garantir a subsistência da população. Falando sobre as dificuldades de trânsito dos portadores de deficiência, o secretário municipal de Deficiência e Mobilidade Reduzida de São Paulo, Marcos Belisário, fez um breve relato sobre a legislação que garante ao deficiente físico o direito de ir e vir. "De acordo com o censo de 2000, só em São Paulo existe 1,5 milhão de portadores de deficiência, número superior à população de Guarulhos."

Além de Oswaldo Ceoldo e Marcos Belisário, compuseram a mesa os secretários de Meio Ambiente de Osasco, Carlos Marx, de Diadema, Rogério Menezes e o prefeito de Angatuba, Carlos Augusto Rodrigues.