Ônibus na Imigrantes é tema de audiência

13/12/2007 16:53

Professores Canale, Gutiérrez e deputado Paulo Alexandre<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/PAULO ALEX BARBOSA IMIGRANTES.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Os ônibus poderão trafegar na pista descendente da Rodovia dos Imigrantes, desde que sejam respeitadas regras de segurança. A conclusão faz parte dos estudos apresentados na última terça-feira, 11/12, na Câmara Municipal de Santos, durante evento coordenado pelo deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB).

Por quase três horas, os professores da Escola de Engenharia de São Carlos/USP, Antônio Carlos Canale e Juan Carlos Horta Gutiérrez, debateram relatório que eles produziram sobre a rodovia. O resultado dos estudos revela que todos os veículos fabricados a partir de 1997 já atendem os requisitos técnicos recomendados pelas normas de segurança para autorizar a descida. Uma das exigências é o sistema de frenagem com ABS. "A liberação também está condicionada à construção de um pátio de triagem, onde seria aferida a temperatura dos freios antes da descida", afirmou Canale.

Para o sub-comandante do 8º Grupamento de Bombeiros, Hamilton Coelho, a liberação envolve riscos. "O problema está nos túneis. Faltam saídas de emergência e há falhas na proteção a fogo do sistema de eletricidade e no controle de fumaça. Um acidente poderia interditar todo o sistema", justificou.

O diretor-superintendente da Ecovias, Humberto Gomes, também considera inviável a liberação. Já o representante do diretor de Operações da Artesp, Marcos Abreu Fonseca, não descarta a hipótese. Ele ressalta a necessidade de se regulamentar a descida, atualmente proibida por portarias do Contran e da própria agência reguladora estadual.

Defensor da autorização apenas para os ônibus fretados, que atendem 6 mil moradores da Baixada Santista que trabalham ou estudam na Grande São Paulo, o deputado Paulo Alexandre Barbosa propôs a implantação da descida assistida dos veículos, procedimento previsto no estudo elaborado pelos professores da USP.

Ao final da audiência, o deputado se comprometeu a agendar audiência com o secretário de Estado dos Transportes, Mauro Arce, para discutir o assunto.

pabarbosa@al.sp.gov.br