Prêmio Santo Dias será entregue na sexta-feira
A Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa fará a entrega do Prêmio Santo Dias de Direitos Humanos a duas mulheres: a teóloga Heidi Ann Cerneka e a pedagoga Josephina Bacariça. A solenidade será realizada nesta sexta-feira, 8/12, no plenário Juscelino Kubistcheck, a partir das 20h. Além do compromisso permanente com a defesa dos direitos fundamentais da pessoa, Heidi Ann Cerneka e Josephina Bacariça também têm em comum a data de nascimento: ambas nasceram no dia 9/7.
Heidi Ann Cerneka nasceu em Connecticut (EUA) e está no Brasil desde 1997. Missionária Leiga dos Missionários de Maryknoll, ela é coordenadora da Pastoral Carcerária Nacional para as questões femininas, trabalhando com mulheres presas, brasileiras e estrangeiras. Ela faz parte do Grupo de Estudos e Trabalho "Mulheres Encarceradas", do Conselho da Comunidade junto às Execuções Criminais de São Paulo e integra o Instituto Terra, Trabalho e Cidadania (ITTC), participando também da Pastoral da Mulher Marginalizada.
Pedagoga, membro da Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo, Josephina Bacariça trabalhou em projetos com jovens em situação de rua, coordenando e supervisionando programas para a Febem. Também atua junto ao Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana. Foi coordenadora geral na implantação do Projeto Centro de Apoio e Desenvolvimento Comunitário Rural, nos municípios de Mairinque, Mogi das Cruzes, São Roque e Sumaré. Também coordenou cursos profissionalizantes na área de construção civil, cozinha comunitária e restaurante popular e promoveu cursos de direitos humanos e cidadania na Guarda Civil Metropolitana de São Paulo.
Além de homenagear todos as pessoas e entidades indicadas este ano, a Comissão de Direitos Humanos também prestará homenagem póstuma a Zorilda Maria dos Santos, que veio a falecer poucos dias depois de sua indicação ter sido oficializada. Zorilda foi secretária geral e tesoureira da Federação das Associações de Moradores do Estado de São Paulo e da Confederação Nacional das Associações de Moradores.
Um dos mais importantes prêmios de direitos humanos do país, o Prêmio Santo Dias é concedido anualmente a entidades, movimentos sociais, ou personalidades que tenham atuação reconhecida no Estado em defesa dos direitos fundamentais da pessoa. Este ano a Comissão de Direitos Humanos da ALESP recebeu 26 indicações. Já receberam o prêmio, entre outros, dom Paulo Evaristo Arns e o jurista Hélio Bicudo.
italopt@uol.com.br
Notícias mais lidas
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputada aprova isenção de IPVA para motos até 180 cilindradas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
- Sessão Inaugural abre trabalhos legislativos da Alesp em 2026
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações