Parlamentar analisa política de transporte em entrevista


19/08/2011 12:03

Compartilhar:

Marcolino, em entrevista para a Rádio Brasil Atual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2011/MARCOLINOMETRO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em entrevista à jornalista Marilu Cabañas, da Rádio Brasil Atual, em 16/8, Luiz Claudio Marcolino (PT) fez uma análise da política de investimento em transporte metropolitano no Estado de São Paulo nos últimos anos. Segundo o deputado, houve um corte na aplicação de recursos no setor, durante o governo Serra. "A redução foi de mais de 50% só para o primeiro semestre de 2011", denunciou Marcolino, que vê uma continuidade na redução pelo governo atual. "Além disso, falta proposta para a política de investimentos", afirmou.

Para o parlamentar, quem paga por isso é a população, que "sofre com as superlotações e as panes ocorridas nos trens do Metrô nos últimos anos". De acordo com o parlamentar, tanto em qualidade quanto em quantidade a situação dos trasnportes metropolitanos de São Paulo é muito ruim. "Nesse quesito, estamos abaixo da média mundial", lamentou.

E, de acordo com Marcolino, não é por falta de verbas. Ele lembrou que só neste ano a Assembleia Legislativa aprovou R$ 2,7 bilhões para o setor e, ao longo dos últimos anos, já são quase R$ 22 bilhões de recursos disponíveis. "Portanto, não é por falta de dinheiro, é falta de vontade política", afirmou.

O deputado disse ainda que o governo não cumpriu as promessas feitas no chamado plano de expansão paulista, referindo-se às linhas 4, amarela, e 5, lilás, do Metrô; à modernização dos trens da CPTM e à integração com a Baixada Santista. "Está tudo praticamente parado no atual governo", concluiu.



lcmarcolino@al.sp.gov.br

alesp