Região Metropolitana do Vale do Paraíba é tema de audiência

16/06/2010 17:13

Carlinhos: reconhecimento do processo de conurbação<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2010/CARLINHOS1REGMETROPOLI.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Com a presença de estudantes e professores universitários, vereadores e representantes da sociedade civil, a Frente Parlamentar de Apoio aos Municípios do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira deu mais um passo nos debates sobre a criação da região metropolitana. Na última quinta-feira, 10/6, a frente realizou audiência pública no auditório do Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), da Universidade do Vale do Paraíba (Univap), em São José dos Campos, ocasião em que foi lançada uma cartilha sobre a proposta de criação da região metropolitana.

A audiência pública foi dirigida pelo coordenador da frente parlamentar, deputado Padre Afonso Lobato (PV), que falou sobre a prioridade que o tema vem obtendo na agenda regional, seja na imprensa ou junto às forças políticas. "É um tema importante que tem ocupado nossa agenda e envolve jornais, rádios, as câmaras municipais e prefeituras de nossa região", disse. Já o reitor da Univap, Baptista Gargione Filho, defendeu que o desenvolvimento do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira "só acontecerá por meio da integração entre os municípios ou da tão-sonhada criação da região metropolitana".

Coube ao 1º secretário da Assembleia, Carlinhos Almeida (PT) apresentar a cartilha de 24 páginas em defesa da região metropolitana, editada pela frente parlamentar. Carlinhos iniciou a apresentação dizendo que o primeiro passo para se criar uma região metropolitana é reconhecer que existe um processo de conurbação, onde as cidades crescem juntando-se uma com as outras. Ao fazer um histórico dos três projetos de lei para criar a região metropolitana, o primeiro deles, de 2001. Carlinhos disse que por omissão do governo do Estado a questão não avançou na Assembleia Legislativa.

carlinhos@carlinhos.org