Prefeitos da região de Sorocaba são recebidos por Patrus Ananias

04/02/2005 16:42

Reunião com prefeitos de oito cidades da região de Sorocaba<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/Hamilton soroc.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Hamilton Pereira e Patrus Ananias, ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/hamilton patrus.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Da Assessoria do deputado Hamilton Pereira

Prefeitos de oito cidades da região de Sorocaba e do Vale do Ribeira foram recebidos, na quinta-feira, 3/2, pelo ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, em audiência intermediada pelo deputado estadual Hamilton Pereira (PT).

O ministro apresentou os programas de sua pasta voltados para os municípios e comentou sobre as novas medidas que estão sendo tomadas para uma fiscalização mais rigorosa dos programas. Segundo Patrus Ananias, cerca de 6,5 milhões de famílias são atendidas hoje pelo Bolsa Família e a meta do Governo Federal é de que as 11,4 milhões de famílias que vivem abaixo da linha de pobreza no País sejam contempladas até o final de 2006. "Não excluímos os benefícios anteriores, como o Bolsa Escola e o Vale Gás, para que as famílias dos municípios onde o Bolsa Família ainda não chegou, não sejam prejudicadas", explicou o Ministro.

Sobre fraudes no cadastro de famílias, Patrus Ananias explicou que as pessoas que forem flagradas sendo beneficiadas irregularmente podem sofrer ação judicial sob pena de restituição dos valores recebidos. "Criamos também a Rede Pública de Fiscalização do programa, por meio da qual assinamos convênios com o Ministério Público Federal, os Ministérios Públicos estaduais, a Controladoria Geral da União (CGU) e o Tribunal de Contas da União (TCU)", completou.

Sinal positivo

Patrus Ananias também sinalizou positivamente à proposta do deputado Hamilton para desenvolvimento de programas voltados para o desenvolvimento de regiões. "Por meio dos Conselhos de Segurança Alimentar e Desenvolvimento Local (Consad) temos como pensar políticas de desenvolvimento regional dentro do Ministério", afirmou. "Depois poderíamos até pensar na integração com outros ministérios", completou.

Hamilton Pereira e os representantes dos municípios também participaram de audiências no Ministério do Esporte, no Ministério das Cidades e no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Entre os participantes das audiências estavam os prefeitos Cláudio Maffei, de Porto Feliz; Luiz Cavani, de Itapeva; Luiz Gonzaga, de Itapirapuã Paulista; Chico Neres, de Barão de Antonina; Jorge Loureiro, de Buri, Maria Cândida, de Bom Sucesso de Itararé; Professor Jessé, de Jacupiranga; e Geraldo Garcia, da Estância Turística de Salto.

Além dos prefeitos, também participaram da agenda, o vice-prefeito e secretário de Indústria, Comércio e Agricultura de Salto, Juvenil Cirelli, e os vereadores Joaquim de Almeida, de Ribeirão Branco, e Pedro Quarentem, de Itaberá.

Hospital Regional

Aproveitando os compromissos em Brasília, o deputado Hamilton protocolou um ofício junto ao Fundo Nacional de Saúde para apurar as informações da Secretaria de Estado da Saúde sobre um projeto de reforma das instalações elétricas do Hospital Regional de Sorocaba. Hamilton Pereira, que também reivindica urgência no atendimento ao projeto de reforma, lamentou a morosidade da Secretaria Estadual em buscar informações junto ao Ministério da Saúde, tendo em vista a gravidade do problema.

hpereira@al.sp.gov.br