Plante uma árvore no dia 20 de setembro
Nesta quarta-feira, 16/9, a Assembleia Legislativa realizou o seminário Meio Ambiente e o Estado de São Paulo - Avanços e Perspectivas, a pedido do deputado Reinaldo Alguz (PV). Segundo o parlamentar, a proposta de promover um plantio estadual de árvores sincronizado, às 11h do dia 20/9, é exemplo de uma ação concreta possível de ser feita pela população.
O professor Hélio Amorim agradeceu o apoio do PV e explicou o projeto Plantio Estadual de Árvores, cujo lema é Semeie uma vida, plante uma árvore, proposto pela entidade que preside, a ONG Brasil Eco Planetário. Ele afirmou que a intenção é estendê-lo, em 2010, para todo o Brasil. É uma ação simples para ajudar a minimizar o problema do aquecimento global, disse, que comemorará o Dia da Árvore e ajudará a aumentar a área arborizada nos municípios.
As ações da Prefeitura da Capital foram explicadas por Eduardo Jorge Martins, secretário da pasta do Meio Ambiente, como a utilização do gás metano emitido pelo aterro de São Mateus para a geração de energia elétrica para 600 mil pessoas. Ele considerou o aquecimento global "o mais importante desafio para a sobrevivência de nossa civilização" e disse que "o Brasil é um gigante entre os maiores poluidores mundiais, disputando a "medalha de bronze" com a Rússia". É uma questão social, econômica e ambiental, sendo que quem vai pagar mais o preço desta forma de viver poluidora são os países mais pobres, localizados na faixa equatorial do planeta, afirmou.
A necessidade, além da conscientização dos indivíduos, de envolver as famílias na conscientização ambiental foi apontada pelo prefeito de Pedreira, Hamilton Bernardes Júnior. Ele falou sobre a aplicação das dez diretrizes do projeto Município Verde na cidade.
Consultora de cultura de paz da Unesco, e criadora e coordenadora do MBA em Valores, Cultura de Paz e Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas, Regina Migliori, do Instituto Migliori, falou sobre a necessidade de despertar o potencial ético dos indivíduos para a construção de um futuro sustentável. "Que ambiente deixaremos para nossos filhos, e que filhos deixaremos para o ambiente", perguntou. Marcelo Morgado, assessor de meio ambiente da Sabesp, discorreu sobre o programa da empresa de soluções ambientais. O governo do Estado, disse, busca a meta de 300%: 100% de fornecimento de água encanada, 100% de coleta de esgoto, com 100% de tratamento.
Estavam presentes no evento representantes de entidades e de diversos municípios do Estado, como Iepê, Araraquara e Ibirá.
Notícias mais lidas
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputada aprova isenção de IPVA para motos até 180 cilindradas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
- Sessão Inaugural abre trabalhos legislativos da Alesp em 2026
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações