Defesa de produtores em reunião de apoio à citricultura

28/10/2009 18:05

O deputado Roberto Massafera (PSDB) participou da reunião da Frente Parlamentar em Defesa da Citricultura do Estado de São Paulo, no dia 22/10. Neste encontro, realizado na Assembleia Legislativa, estavam presentes produtores, representantes do governo, prefeitos, vereadores do Estado e membros de entidades representativas, que buscavam soluções para os problemas do setor.

Massafera discursou em defesa dos citricultores e mostrou conhecer o motivo de tanta preocupação dos produtores: "Os citricultores já enfrentam o problema dos preços, que o governo pode ajudar a resolver e, além disso, enfrentam o problema do greening". Segundo o deputado, a constante queda do dólar vem causando sérios problemas com relação à exportação. Já o greening é uma doença encontrada nas citriculturas e se dá por meio de uma bactéria carregada por um inseto vetor. Esta bactéria é encontrada na planta murta, razão pela qual os cientistas orientaram o deputado Massafera na proibição do plantio, comércio, transporte e produção desta planta em todo o Estado de São Paulo, por meio do Projeto de Lei 1.291/07.

Outra solução apontada pelo deputado para tentar driblar a crise do setor, é implantar na citricultura as medidas que já foram eficazes com a cana de açúcar: "Acredito que a saída é que se busque uma forma de valorização do setor, como foi feito com a cana", pontuou. A criação de um seguro para os produtores também foi muito defendida por Massafera, visando ajudar os que sofrem com as perdas decorrentes das pragas.

rmassafera@al.sp.gov.br