A obsessão de Dácio Bicudo na pintura: a solidão do homem e seu tormento existencial
A concepção de vida de Dácio Bicudo parece-nos claramente fatalista. A tragédia da vida moderna está para o pintor no fato que o homem perdeu a fé no sobrenatural e como resultado vê a si próprio cada vez mais insignificante. Colorista por excelência, suas cores vivazes chegam à audácia através de corajosas e instintivas pinceladas que transformam sua extraordinária linguagem, às vezes violenta e trágica, outras vezes irônica, mas absolutamente pessoal.
Sua pintura possui uma potencia pouco comum e é amadurecida na convicção de criar uma verdade não falseada de relações impostas pelas conveniências e instrumentalizações. Em sua mensagem nada nos parece determinar. O artista é ao mesmo tempo romântico, egocêntrico e até mesmo autobiográfico. Chegamos a acreditar que o microcosmo de sua existência pessoal é a sua própria concepção de vida.
É difícil encontrar na pintura de nossos dias uma denuncia total e agressiva como a elaborada por esse artista. A sabia folia de Dácio Bicudo irrompe em imagens dramáticas, estranhas, irônicas, impetuosas e até mesmo cruéis. Será a libertação de um incubo que outros tendem marginalizar ou de um presente que se pretende esquecer?
Essa exigência de "trans-formar" rapidamente leva o artista à representação de um mundo de obsessão que pode ser veículo mordente de uma solução crítica em nível de subversão, como é caso das obras "Grávidos" e "Cabeça", pinturas doadas ao Acervo Artístico do Palácio 9 de Julho.
A humanidade que Bicudo retrata, fala de solidão do homem, de seu tormento existencial. Trata-se de uma posição de difícil acesso pois que rejeita aquela imaginária estaticidade que o observa e é comumente levada a encontrar na obra de arte.
O Artista
Dácio Bicudo nasceu em São Paulo, em 1948. Cursou inicialmente a Escola Contemporânea de Artes e formou-se pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo. Realizou estágio com o consagrado artista e arquiteto Flávio de Carvalho.
Em reconhecimento de seu trabalho artístico recebeu diversos prêmios nos mais conceituados salões de arte, destacando-se entre eles medalha de bronze no I Salão Nacional Bandeirantes de Artes (1986) e medalha de bronze no II Salão Internacional de Artes Plásticas das Nações, SP (1987).
Entre as diversas exposições que participou, destacam-se: Centro Cultural São Paulo (1984); I Salão Nacional Bandeirantes de Artes Visuais, SP (1986); II Salão Internacional de Artes Plásticas das Nações, SP (1987); Galeria Mont Serrat, Nova Iork, EUA (1998); "México Imaginário", Casa das Rosas, SP; "Ópera Aberta", Casa das Rosas, SP; "Brazilian Euphoria", Latinarte Gallery, Miami Beach, EUA (2002).
Notícias mais lidas
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entre o moderno e o eterno, Curupira é símbolo da COP 30 e da proteção ambiental de São Paulo
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Proposta que reestrutura Política de Assistência Social no estado é aprovada no Plenário da Alesp
- Nota de Pesar - José Afonso da Silva
- Indicação da Alesp passa em Plenário e deputado Carlos Cezar será conselheiro do TCE
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações