Comissão aprova projeto que obriga atendimento bancário em 30 minutos
A Comissão de Economia e Planejamento, reunida nesta terça-feira, 15/12, no plenário Tiradentes aprovou parecer favorável ao Projeto de Lei 251/2009, que obriga os bancos a garantir o atendimento aos usuários respeitando os períodos máximos de espera entre entrada na agência e o efetivo atendimento pelo funcionário do caixa. Segundo o projeto, em dias normais, o atendimento deve ser feito em até 15 minutos. Já em vésperas ou dias imediatamente seguintes a feriados, datas de vencimento de tributos e dias de pagamento de servidores públicos, o atendimento pode levar até 30 minutos.
Também foi aprovado na reunião o parecer favorável ao PL 585/2008, que cria o Polo Tecnológico da Indústria de Confecções de Malhas da microrregião integrada pelos municípios que compõem o Circuito das Águas;
Incentivo para indústrias no ABC
O parecer favorável à Moção 67/2009, que apela ao presidente da República para que promova incentivos para a implantação de indústrias que atendam a demanda do segmento petrolífero (petróleo e gás) na região do Grande ABC, foi aprovado, não sem antes ter havido questionamentos. "Quero lembrar que, apesar de o incentivo à indústria ser sempre bem-vindo, há a questão ambiental. Muitos casos de hipotireoidismo têm ocorrido na região, e o desenvolvimento tem de levar em conta a preservação da saúde do homem e do meio ambiente", disse Rodolfo Costa e Silva.
Fausto Figueira declarou que "podemos compatibilizar desenvolvimento e preservação ambiental. Presumo que todos esses preceitos estejam contemplados na moção". Estiveram também presentes à reunião os deputados Gilmaci Santos (PRB) e Patrícia Lima (PR).
Ofício à Presidência da Casa
A comissão aprovou por unanimidade o encaminhamento de ofício à Presidência da Assembleia Legislativa para questionar a pertinência de apreciação de alguns projetos enviados à comissão, como a instituição do Dia do Saldão no Estado de São Paulo e o Dia da Joia Folheada " projetos constantes da pauta da reunião e para os quais houve pedido de vista. "À Comissão de Economia e Planejamento cabe apreciar questão macroeconômica do Estado, assuntos ligados ao planejamento estratégico do governo e outras prioridades", explicou o deputado Rodolfo Costa e Silva (PSDB), que levantou a questão do que cabe à comissão deliberar.
Segundo o presidente da comissão, André Soares (DEM), os projetos são distribuídos pela Presidência, de acordo com o tema, afirmação que gerou questionamento dos deputados. "Nós queríamos discutir problemas importantes para o Estado. No entanto, tivemos apenas duas reuniões no ano e na segunda temos os dois projetos de instituição dos dias já citados", lamentou Fausto Figueira (PT).
Notícias mais lidas
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputada aprova isenção de IPVA para motos até 180 cilindradas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
- Sessão Inaugural abre trabalhos legislativos da Alesp em 2026
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações