Reunião na Unesp discute recuperação do Rio do Peixe

04/12/2007 17:26

O deputado Mauro Bragato (PSDB) participou nesta segunda-feira, 3/12, no campus de Presidente Prudente da Universidade Estadual Paulista (Unesp), de uma reunião para discutir a situação do Rio do Peixe, que abastece as cidades de Presidente Prudente e Marília. Hoje, essa importante fonte de abastecimento se encontra numa situação preocupante, com assoreamento, desmatamento das margens, com bancos de areia e com trechos onde quase não existe mais o rio, além da poluição.

Durante o encontro foi discutida a formação de um grupo para mobilizar a sociedade por intermédio dos órgãos públicos, dos comitês de bacias e dos prefeitos, além da comunidade da região. Isso tudo visando o engajamento da maior parte da população para a recuperação do rio. Também foram exibidas fotografias que mostraram a atual situação do Rio do Peixe.

O apoio do deputado Mauro Bragato e a participação no grupo de órgãos públicos importantes como a Sabesp, Cetesb, DAEE, Codasp, da Secretaria do Meio Ambiente de Presidente Prudente, Comitês de Bacias, Unesp, OAB, Ministério Público, ONGs e estudantes mostra a preocupação e a necessidade da recuperação do rio, até como forma de manutenção do abastecimento de água das cidades. Evidencia também os problemas ecológicos que o rio vem enfrentando. O grupo deverá se reunir novamente ainda este ano para traçar metas de atuação visando aglutinar mais entidades e representantes da comunidade regional para o fortalecimento do projeto.

mbragato@al.sp.gov.br