O Equilibrista de Celso Berton no Museu de Arte


06/06/2007 12:13

Compartilhar:

O Equilibrista<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/berton 001.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Escultura de Berton<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/berton 002.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Celso Berton, o escultor laureado no Salão Paulista de Belas Artes, do ano 2000, com o prêmio Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, com a obra Pajelança, esteve no Palácio 9 de Julho para conhecer detalhadamente o acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo. Recebido pelo superintendente do Patrimônio Cultural, Emanuel von Lauenstein Massarani, o artista entregou uma obra recente de sua autoria intitulada O Equilibrista (na foto), que foi incorporada ao acervo do novo museu.

Segundo o crítico Massarani, "os tipos carateriais de Celso Berton são personagens que vão do humano ao híbrido, do expressionismo ao fantástico delirante. Traduzem o interior do artista, sua tendência à efusão panteísta que é justamente um dos traços característicos da escultura expressionista."

alesp