Autoescolas reclamam de novo sistema do Detran
Em audiência pública realizada na Assembleia Legislativa no dia 1º/9, proprietários de autoescolas reclamaram do sistema e-CNH, que já foi implantado em 28 cidades paulistas. Anteriormente, havia um sistema de prestadores de serviço que atuavam entre os Centros de Formação de Condutores (CFCs) e o Detran, mas o órgão contratou a Prodesp para centralizar o serviço e fornecer os programas.
O projeto piloto do e-CHN " sigla para Sistema de Controle da Obtenção da Primeira Habilitação, Renovação, Adição ou Mudança de Categoria ou Reabilitação de Carteira Nacional de Habilitação " foi implantado em Santana do Parnaíba, por ser um município pequeno, no dia 10/8/2009.
Problemas e prejuízos
Embora não sejam contra o sistema, os representantes das autoescolas reclamam que os problemas não foram sanados quando da implantação em outros municípios. Eles afirmam que a Prodesp não oferece solução para as crescentes falhas, e mantém apenas 15 operadores no suporte técnico em todo o Estado, o que não é suficiente.
Desde então os donos de autoescolas têm acumulado problemas e prejuízos, pois a Prodesp, responsável pelo sistema, não consegue atender à demanda. O resultado é que os alunos não conseguem marcar aulas nem teóricas nem práticas, há demora para a realização do exame médico, o que paralisa as atividades dos CFCs, que acabam tendo prejuízos. Além do mais, as autoescolas tiveram gastos com a certificação digital dos instrutores.
Foi apontado ainda como prova de que o sistema não é confiável o fato de que ele não foi implantado nem nos Poupatempos nem na capital, embora o prazo para sua universalização seja até o final de 2010. Esse prazo foi dado pelo promotor Silvio Marques como forma de coibir fraudes.
Mecanismo contra fraudes
O novo sistema criado com objetivo de evitar fraudes, como as que ocorreram em Ferraz de Vasconcelos. Naquele município, em 2008, o então diretor da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) foi acusado de pertencer à Máfia da CNH, que fraudaria o sistema do Detran de coleta de digitais. Essa coleta, agora, é dos dez dedos, não só do polegar, mas as digitais não são compradas com toda a base de dados, o que seria mais seguro, e sim, como no sistema anterior, apenas com a primeira digital cadastrada.
Já há sete ações correndo na Justiça questionando a competência técnica da Prodesp, pedindo que o e-CHN seja suspenso, e que não seja implantado em nenhuma outra cidade, voltando-se ao sistema anterior, até que os diversos problemas do novo sistema sejam sanados.
O deputado Roberto Felício (PT), solicitante da audiência pública, informou que enviará requerimento de informações ao promotor Silvio Marques.
Notícias mais lidas
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputada aprova isenção de IPVA para motos até 180 cilindradas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
- Sessão Inaugural abre trabalhos legislativos da Alesp em 2026
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações