Deputada visita famílias sem-terra desalojadas em Limeira

04/12/2007 19:16

A deputada Ana Perugini (PT) visitou na noite de sexta-feira, 30/11, cerca de 250 famílias sem terra que foram desalojadas pela Polícia Militar de uma área que ocupavam desde abril, no Horto Florestal Tatu, em Limeira. A ação da polícia atendeu a uma liminar da Prefeitura que requisita a posse da terra.

A ação da PM, considerada violenta, gerou repúdio de vários setores da sociedade, entre elas da Diocese de Limeira, por meio de nota divulgada pelo bispo Dom Vilson Dias de Oliveira.

Sem roupas e alimentos, homens, mulheres, crianças e idosos tiveram que ser acolhidos num salão da Paróquia Santa Vitória. Entre as vítimas está um bebê de 45 dias que teve problemas respiratórios em função de bombas de gás lacrimogêneo. O Movimento Sem Terra contabilizou cerca de 50 pessoas feridas.

Apesar da reintegração de posse concedida à prefeitura com base num documento de intenção de compra, a área pertence ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), o que pode caracterizar irregularidades na ação de despejo, uma vez que a Prefeitura de Limeira não é proprietária da terra. De acordo com uma das representantes das famílias desalojadas, na área está implantado um "lixão" que compromete o meio ambiente e polui o Ribeirão Tatu.

Ana Perugini destacou assessores para acompanhar o atendimento às famílias e mobilizou grupos para arrecadação de roupas e mantimentos. As doações podem ser entregues na Paróquia Santa Vitória, localizada no quilômetro dois da Rodovia Limeira-Mogi Mirim.

aperugini@al.sp.gov.br