Comissão de Educação recebe candidato à Reitoria da USP
Nesta segunda-feira, 9/11, a Comissão de Educação recebeu um dos candidatos à Reitoria da Universidade de São Paulo para apresentar suas propostas, expor sua visão sobre a universidade e sua relação com a sociedade. A presidente deputada Maria Lúcia Prandi (PT) esclareceu que o convite foi feito a partir de requerimento do deputado Rui Falcão (PT), aprovado na comissão. Todos os oito candidatos à eleição, cujo segundo turno será realizado no dia 10/11, foram convidados, sendo que a presidente leu a justificativa de ausência de dois deles.
Também presente à reunião, o deputado Adriano Diogo (PT) referiu-se a relatório que dá conta da situação do Campus Leste da USP, que está esvaziado, entre outros assuntos.
Francisco Miraglia, professor titular do Instituto de Matemática e Estatística, um dos candidatos, declarou-se um defensor do ensino superior público e gratuito. "Há muito o que melhorar na USP", disse. Ele falou da necessidade de negociar com a Assembleia Legislativa e com o governo estadual a ampliação das vagas e das verbas, também para a educação básica e o Centro Paula Souza, pois considera que "a educação pública é um direito social: "É fundamental que as universidades estaduais estabeleçam um diálogo contínuo para aprimorar o ensino público, não só o superior." Para ele, "democratizar a estrutura da USP é fundamental pois o atual sistema de escolha de reitor é anacrônico", falou Miraglia. As funções da universidade são o ensino, a pesquisa e a extensão, que defende ser a busca da solução para os problemas sociais relevantes nas mais diversas áreas. "É preciso romper o isolamento da universidade", disse.
Dentre as propostas de Miraglia, está a confecção de um projeto de lei complementar que altere o sistema de concessão de verbas para as universidades estaduais, que passaria a ser um percentual de 8,65% do total arrecadado de impostos, em vez de 9,75% do ICMS, o que considera mais justo.
Notícias mais lidas
- Plenário da Alesp aprova novas regras para promoção de policiais civis
- Projetos de reajuste e reestruturação das carreiras policiais é tema da 28ª Sessão Ordinária
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputado pede a Estado proteção a perito que relatou pressão na investigação do caso Vitória
- Em Sessão da Alesp, parlamentares defendem aumento maior para polícias
- Projetos de lei voltados às Polícias Civil e Militar pautam 30ª Sessão Ordinária
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Deputado comemora a obrigatoriedade da execução do Hino Nacional nas escolas do Estado de São Paulo
- Servidores cobram aplicação imediata do 'Descongela Já'
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações