Comissão vai consolidar projetos sobre ICMS
O deputado Vitor Sapienza (PPS) foi escolhido pelos deputados que integram a Comissão de Estudos do ICMS aos Municípios como coordenador dos trabalhos, que terão como objetivo analisar todos os projetos de lei, em andamento na Casa, que tratam da distribuição do ICMS aos municípios, por meio do Índice de Participação dos Municípios. Após esta análise, a comissão deverá consolidar uma proposta única sobre o assunto e encaminhá-la para discussão, conforme esclareceu Sapienza.
Um ofício já enviado pelo deputado ao presidente da Assembléia, deputado Vaz de Lima, solicita o encaminhamento a seu gabinete de todos os projetos de lei com propostas de mudança nos critérios para estabelecer o Índice de Participação dos Municípios, em trâmite na Casa. Esse índice define qual o montante que cada cidade deve receber do bolo arrecadado através do ICMS.
Na tarde de quarta-feira, 23/4, houve reunião da comissão, à qual compareceram os deputados Davi Zaia (PPS), Jonas Donizette (PSB), Mário Reali (PT) e Sapienza, dos oito parlamentares convocados. Nesse encontro ficou definida uma pauta de trabalho para analisar os projetos e também fornecer sugestões e simulações de modo a montar uma proposta unificada sobre os critérios para a elaboração do índice.
Na nova proposta, a ser sugerida pela comissão, será perseguido o equilíbrio na partilha do ICMS entre os municípios, tendo em vista as distorções que acabam premiando algumas cidades como, por exemplo, aquelas que abrigam reservatórios de água para geração de energia elétrica, em detrimento de outras, que recebem menos do bolo tributário destinado aos municípios.
O deputado Vitor Sapienza explicou que é necessário acabar com essas distorções, pois a cota-parte dos municípios não prioriza o peso da população, ao contrário do que ocorre com as cidades sedes de usinas de energia elétrica.
vsapienza@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Plenário da Alesp aprova novas regras para promoção de policiais civis
- Deputado pede a Estado proteção a perito que relatou pressão na investigação do caso Vitória
- Projetos de reajuste e reestruturação das carreiras policiais é tema da 28ª Sessão Ordinária
- Projetos de lei voltados às Polícias Civil e Militar pautam 30ª Sessão Ordinária
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Em Sessão da Alesp, parlamentares defendem aumento maior para polícias
- Deputado comemora a obrigatoriedade da execução do Hino Nacional nas escolas do Estado de São Paulo
- Valorização salarial das polícias é pauta de Sessão Ordinária desta terça, 24
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações