Frente articula convênio entre a Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho e a Ocesp

30/03/2006 18:43

Deputado Arnaldo Jardim (1º à dir.), secretário Caveanha e lideranças do cooperativismo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/JARDIM CONVE OCESP.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho promoveu um café da manhã entre lideranças do cooperativismo de São Paulo com o secretário Walter Caveanha, no dia 29/3. O encontro, viabilizado pelo coordenador da Frencoop (Frente Parlamentar do Cooperativismo) paulista, deputado Arnaldo Jardim (PPS), abriu possibilidades de qualificação e financiamento para cooperativas, assim como potencializou a estratégia do Governo do Estado de utilizar o cooperativismo para promover o desenvolvimento econômico sustentado nas comunidades. Uma comissão será formada para estudar possível parceria entre a secretaria e a Ocesp (União das Cooperativas do Estado de São Paulo).

Durante a reunião, Caveanha expôs os projetos da secretaria que podem contemplar cooperativas. O Banco do Povo, funcionando atualmente em convênio com as prefeituras de 358 municípios do interior e do litoral paulistas, financia até R$ 25 mil para pequenos negócios. "As cooperativas podem pegar o recurso, a 1% de juro, para pagar em até 18 meses", detalha o secretário, acrescentando que no Banco do Povo não há burocracia para o financiamento. Em cada município, os pedidos passam pela avaliação da Comissão Municipal do Emprego. "Poderíamos incluir o cooperativismo neste processo. Imaginem um treinamento para ensinar as pessoas a formar cooperativas, que teriam à disposição recurso barato para investir no início do negócio", sugere Caveanha.

A secretaria disponibiliza também cursos que poderiam capacitar funcionários e associados de cooperativas. No Programa do Auto-Emprego (PAE), as pessoas são qualificadas para gerir o próprio negócio. "São cursos para gestão de empreendimentos populares, que despertam a cultura do empreendedorismo. Podemos, inclusive, oferecer capacitação com foco em algum ramo específico de cooperativas ou tipo do negócio", salienta o secretário. Outro programa importante nesta área é o de Qualificação, com recurso do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat). "Preparamos profissionais para demandas da indústria, do comércio e, nada impede, de cooperativas", explica Caveanha, reclamando que o recurso repassado para o programa ainda é pequeno. "Daí a importância de um parlamentar aguerrido como Arnaldo Jardim, que em Brasília poderia brigar politicamente por mais recursos do Codefat", ressalta o secretário.

Para o presidente da Ocesp, Evaristo Machado Netto, o Banco do Povo ajudaria um número expressivo de pequenas cooperativas da capital que, com pouco recurso, poderiam alavancar os seus negócios.

Caveanha entende que uma parceria com a Ocesp seria importante para viabilizar os projetos para as cooperativas e, por outro lado, para consagrar o cooperativismo como via de desenvolvimento equilibrado para os municípios. Ele sugeriu uma comissão com integrantes da secretaria e do cooperativismo para estudar e ajustar um convênio.

O coordenador da Frencoop paulista, deputado Arnaldo Jardim, ressaltou que um convênio já seria o desdobramento prático da Lei 12.226, de sua autoria, que institui uma política de apoio ao cooperativismo no Estado. "O estabelecimento do convênio pode impulsionar o desenvolvimento do verdadeiro cooperativismo em diversos municípios paulistas", concluiu.

ajardim@al.sp.gov.br