Novos cursos da Unesp para Tupã e Dracena
O deputado Mauro Bragato (PSDB), membro da Comissão de Educação da Assembleia, participou nesta terça-feira, 13/3, da assinatura do projeto de lei que será enviado pelo governador Geraldo Alckmin à Assembleia, criando novos cursos na área de engenharia da Unesp (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho) em nove cidades paulistas. Os cursos serão implementados entre os anos de 2012 e 2014. Bragato, que é um batalhador das questões da educação e do ensino técnico, confirma que para a região da Alta Paulista serão dois novos cursos: Dracena - Engenharia Agronômica (40 vagas) e Tupã - Engenharia de Biossistemas (40 vagas).
O cronograma de implantação terá como base o trabalho conjunto da Comissão de Expansão da Unesp e da Assessoria de Planejamento Estratégico (APE), que ouvirá os diretores e coordenadores executivos das unidades sobre as demandas de cada curso. Segundo a Unesp, a prioridade à área das engenharias levou em conta estudo publicado em 2010 pelo Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (IEDI)- "A Formação de Engenheiros no Brasil: Desafio ao Crescimento e à Inovação". Ainda segundo a Unesp, dados da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico), de 2007, já demonstravam que, dos egressos de cursos de nível superior, 35% são de cursos de engenharia na China; 25% na Coreia do Sul; 14% no México e 7% na Argentina. No Brasil, de acordo com o MEC em 1999, apenas 5,9% dos formandos eram engenheiros. Em 2008, esse número caiu para 5%.
Autoridades de Tupã, o prefeito Waldemir Lopes, o vice-prefeito César Donadelli e a vereadora Telma Tulim, participaram com Bragato na assinatura do projeto de lei.
mbragato@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputada aprova isenção de IPVA para motos até 180 cilindradas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
- Sessão Inaugural abre trabalhos legislativos da Alesp em 2026
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações