Vânia Rossi representa portas e janelas em clima de mistério e visão hiperrealista

07/12/2007 18:29

Em certo momento traço, tonalidade, cor e forma se organizam na mente de Vânia Rossi em audazes motivos estruturais, ordenando e selecionando entre as sugestões o quanto existe de mais significativo e em conseqüência o sentido do belo se exprime com técnicas novas capazes de traduzir a fecundidade de uma visão hiperrealista e de revelar a alegria criativa.

Suas portas e suas janelas aparecem expressivas em primeiro plano enquanto que os detalhes de fundo que a cercam aparecem quase veladas por uma neblina que amalgama os detalhes numa fusão agradável entre os vários planos sucessivos. A artista desenvolve sua atenção em direção de uma tonalidade que contrasta entre marcante e o diáfano.

Com elegância e sensibilidade Vânia Rossi procura solucionar os problemas das relações cromáticas entre o primeiro e o segundo planos, resultando em conseqüência uma pintura sentimental e emotiva, mantida sempre sob o fio de um certo lirismo.

As obras da série "Infinitos Portais", doadas ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, revelam o fascínio que portas e janelas despertam tanto na artista quanto no observador. Elas se abrem e se fecham tanto como elemento indicativo de boas vindas quanto de interrogação do que se encontrará. O mistério que se cria é pois, semelhante ao da mente humana dependendo do clima que a envolve.

A Artista

Vânia Rossi nasceu em São Paulo, em 1962. Freqüentou curso de artes plásticas na Faculdade Marcelo Tupinambá e especialização na Escola de Comunicação e Artes, da Universidade de São Paulo.

Participou de diversas exposições individuais e coletivas, na Galeria de Arte Eletropaulo, São Paulo (1988); União dos Artistas Plásticos de São Paulo, UNAP, SP (1989)" Medalha de Prata; Semana de Arte CESP e Eletropaulo, SP (1990); Clube de Campo de Pirapora, SP (1991); SIPAT Eletropaulo , SP (1991, 1993); Casa da Cultura do Novo Osasco, SP; Retrospectiva de Arte de Osasco, SP (1992) " Premio Menção Honrosa; Mostra de Arte da ACM Lapa, SP (1993, 1995); Mostra de Arte da ACM Osasco, SP (1994, 1995); Mulheres nas Artes, Osasco (SP); Espaço Cultural Grande Otelo, Osasco, SP (1995, 1997) " Cartão de Prata; Teatro Municipal de Barueri, SP " Menção Honrosa; Oficina Pedagógica de Osasco, SP (1996); Clube Floresta de Osasco,SP (1998); Osasco Plaza Shopping, Projeto Arte, Cidade e Meio Ambiente " Premio como Melhor Projeto de Arte- Educação de S.Paulo pelo jornal O Estadão e Fundação Bienal de Artes, SP (1999); Faculdade Paulista de Artes, Fotografias, SP (2000, 2001); Escola de comunicação e Artes,ECA, Universidade de São Paulo, Instalação, SP (2000); Biblioteca Municipal de Osasco, Fotografias, SP (2001); Colégio Anglo, Fotografias, SP (2002); ACM Osasco, SP (2004); Museu do Imigrante, São Paulo " Projeto MALAS /comemoração quatrocentos e cinqüenta anos de São Paulo; Osasco Plaza Shopping, SP (2004); Teatro Municipal de Osasco, SP (2006,2007).

Possui obras em diversas coleções particulares, no Museu de Arte de Osasco e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.