Prefeitura deixa moradores da Guarapiranga inseguros

15/06/2011 17:17

Lideranças da região do M"Boi Mirim, Boulevard da Paz, Nova Cidade, Parque Cavalo Branco, Vila Rodrigues e Jardim Vera Cruz procuraram o gabinete do deputado e 1º secretário da Assembleia Legislativa, Rui Falcão (PT), para denunciar irregularidades nos processos de regularização das áreas de mananciais da represa Guarapiranga. Elas foram recebidas, no dia 8/6, pela urbanista Rosangela Lima, assessora de Rui Falcão.

As lideranças procuraram o deputado alegando que famílias da região estão inseguras em decorrência da falta de clareza quanto às ações da prefeitura da capital. Citam especificamente que, em caso de remoção, não têm garantias quanto a futuras moradias e há dúvidas sobre as remoções previstas para construção de parques lineares. Também dizem não ter informações sobre quem realizará as obras entre os poderes públicos municipal, estadual ou federal. Por fim dizem haver ainda conflito na composição dos conselhos gestores.

Em relação aos conselhos gestores, a assessora Rosangela Lima esteve nesta quarta-feira, 15/6, com representantes do Boulevard da Paz na sede da Defensoria Pública. Neste encontro ficou acertado que um defensor público do Núcleo da Habitação se reunirá com os moradores, no dia 7/7, para ouvir suas dúvidas e questionamentos sobre o tema.

A sub-bacia da Guarapiranga, com mais de 630 km² de área, engloba os municípios de Cotia, Embu-Guaçu, Juquitiba, Itapecerica da Serra, São Lourenço da Serra e São Paulo. No local vive uma população de cerca de 800 mil pessoas. A represa é responsável pelo abastecimento de 3,5 milhões de habitantes da Região Metropolitana de São Paulo. Para recuperar e preservar este manancial, a Assembleia Legislativa aprovou, em 2006, uma lei específica, que criou o Programa de Saneamento Ambiental Guarapiranga e prevê a regularização fundiária com permanência da população. Também estabelece metas de redução da poluição, especialmente a provocada por evasão de esgoto. Para tanto, foram programadas obras de recuperação, urbanização, implantação de redes coletoras e de tratamento, ampliação das áreas verdes, além da regularização fundiária.

ruifalcao@al.sp.gov.br