Semana de Saneamento Ambiental debate questões contratuais
Teve prosseguimento nesta terça-feira, 16/10, a Semana de Saneamento Ambiental que tem como tema O Novo Marco Regulatório e Seus Desafios. O encontro contou com as presenças dos expositores Paulo Massato Yoshimoto, diretor metropolitano da Sabesp, Alaôr Café, consultor jurídico, e Pedro Estevam Alves Pinto Serrano, advogado e professor da PUC-SP. Além deles também compuseram a mesa de abertura o deputado Adriano Diogo (PT), José de Fillippi Jr., presidente do subcomitê Billings-Tamanduateí, e Ana Lúcia Brasil, representante do Fórum do Lixo e Cidadania.
Yoshimoto apresentou as condições de disponibilidade hídrica dos sistemas das regiões de Campinas, Sorocaba, Vale do Paraíba e Baixada Santista, analisando as dificuldades para ampliação do abastecimento de água: problemas com a reversão de alguns rios, por exemplo o Paraíba que corta mais de um Estado e a impossibilidade de construir novas barragens (Baixada Santista). Yoshimoto afirmou que há um adensamento populacional de 28 milhões de pessoas nesta macrorregião e que o sistema do Alto Tietê, de baixa disponibilidade hídrica, atende 19 milhões de pessoas. Yoshimoto falou sobre a questão da outorga no sistema Cantareira e a dificuldade que a Sabesp enfrenta face a uma cláusula contratual, a obrigatoriedade de reduzir a dependência do sistema Cantareira que abastece praticamente metade da população da Grande São Paulo
Alaôr Café trouxe à discussão questões legais: uma envolve o descumprimento da Constituição Federal em seu artigo 25, e outra trata das leis 11.107/07 e 11.145/07, ressaltando que a estrutura das regiões metropolitanas não atende aos preceitos constitucionais. "A posição governamental vigente desde 2000 é fundamentada em uma idéia regulatória e acaba gerando a contratualização do serviço público. Hoje as grandes cidades não resolvem problemas referentes ao abastecimento de água, ao tratamento de esgotos e ao saneamento básico. As regiões metropolitanas não deveriam ser fundamentadas em contratos, mas na participação compulsória dos municípios para evitar que o poder público fique refém da privatização que enfraquece o Estado".
Pedro Estevam Serrano apontou a ineficiência do modelo regulatório, o qual acaba criando um estado paralelo para atender aos interesses do Estado e criar atrativos para investimentos de capital estrangeiro, ignorando as reais necessidades da população. Serrano afirma que "esse modelo revogou a Constituição Federal e desconsidera que a produção de água bruta está relacionada à produção de uso de bem público e que sua distribuição é uma questão de serviço público".
Notícias mais lidas
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputada aprova isenção de IPVA para motos até 180 cilindradas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
- Sessão Inaugural abre trabalhos legislativos da Alesp em 2026
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações