Centenário da Arquidiocese de São Paulo é comemorado na Assembléia Legislativa


18/04/2008 15:47

Compartilhar:

Sessão solene presta homenagem ao centenário da Arquidiocese de São Paulo <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2008/SolCentenArquidiocesemmy (4).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Paulo Alexandre Barbosa, Odilo Pedro Scherer e Olímpio Gomes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2008/SolCentenArquidiocesemmy_ (30).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O centenário da Arquidiocese de São Paulo foi comemorado nesta sexta-feira, 18/4, na Assembléia Legislativa, com a presença do cardeal dom Odilo Pedro Scherer. A solenidade foi solicitada pelos deputados Olímpio Gomes (PV) e Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), que se alternaram na presidência da sessão.

Nomeado pelo papa Bento XVI, em 20 de março de 2007, para comandar a Arquidiocese de São Paulo, a terceira maior arquidiocese católica romana do mundo, dom Odilo lembrou que a Igreja Católica está em São Paulo há muito tempo, antes mesmo da chegada do Estado constituído institucionalmente. De 1543 até hoje, explicou, a igreja esteve presente em São Paulo, participando do bem-estar da população. Ele prosseguiu afirmando que hoje, as obras sociais da igreja funcionam ao lado dos serviços prestados pelo Estado e permitem a manutenção do cunho pluralista da sociedade.

"Neste centenário, nos propomos a ser os sinais de Deus nas diversas formas de participação na cidade, para que se possa dizer que Deus a habita", afirmou o cardeal.

Representando o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Roberto Vallim Bellocchi, falou o desembargador Antonio Carlos Munhoz Soares, para o qual a solenidade de comemoração do centenário da Arquidiocese de São Paulo é um marco significativo, na medida em que representa o reconhecimento civil da presença eclesiástica. O desembargador elogiou a atuação da arquidiocese, que deu grande visibilidade à igreja por intermédio de seus sucessivos arcebispos.

Em seu discurso, o deputado Paulo Alexandre Barbosa fez um retrato da igreja no Brasil e um histórico da Arquidiocese de São Paulo. O deputado Olímpio Gomes parabenizou dom Odilo pela conduta equilibrada no comando da Arquidiocese.

"A ação da igreja é fazer com que as pessoas em dificuldade busquem a fé que pode mudar a sociedade", opinou o deputado Reinaldo Alguz (PV). Ele salientou o incentivo que a igreja tem dado para que pessoas se lancem na política, abrindo mão de seus interesses pessoais e abraçando os interesses da coletividade. A deputada Célia Leão (PSDB) ressaltou a importância da igreja na vida do cidadão e apontou para a vida como a maior dádiva de Deus.

Diversas autoridades compareceram à solenidade, como o promotor de Justiça Airton Grazioli, curador de fundações do Ministério Público de São Paulo, representando o procurador-geral de Justiça, Fernando Grella Vieira; o diretor do Centro Islâmico do Brasil, Mohammad Moughraby, além de deputados federais, vereadores e representantes da Igreja Católica e de outras religiões.

alesp