Desativação da cadeia de Salto leva deputado ao CDP de Iperó

20/12/2007 11:42

Conseguir a desativação da cadeia pública de Salto em 2008. Foi com esse objetivo que o deputado Rodolfo Costa e Silva (PSDB) visitou, dia 18/12, o Centro de Detenção Provisória (CDP) que acaba de ser construído em Iperó, com capacidade para 320 presos. O parlamentar também procurou apurar informações desencontradas sobre os problemas que impedem a Penitenciária Odon Ramos Maranhão e o CDP, recém-construído, de receberem novos presos.

Acompanhado do coordenador de Unidades Prisionais da Secretaria da Administração Penitenciária, Hugo Berni Neto, e do diretor do presídio, Reginaldo Custódio de Camargo, Rodolfo teve a oportunidade de visitar as obras de impermeabilização das lagoas de tratamento de esgoto, que estão sendo executadas pelo governo do Estado, num investimento aproximado de R$ 6,5 milhões.

Atualmente, a Secretaria de Administração Penitenciária está impedida de transferir novos presos para a penitenciária de Iperó, uma vez que a Justiça acolheu ação civil pública proposta pelo Ministério Público de Boituva, até que seja feita a impermeabilização do solo, pelo risco iminente de contaminação do rio Sarapuí, responsável pelo abastecimento de Iperó e que fornece água para Boituva. "Esse impedimento, no entanto, deixará de existir assim que forem concluídas as obras que estão sendo feitas nas lagoas de tratamento", explicou o parlamentar. "Hoje estão no regime fechado 316 presos, e a capacidade da penitenciária é para 1.242 detentos."

A comitiva visitou ainda as novas instalações do CDP, que está praticamente pronto " faltam apenas as portas, cuja instalação se encontra em fase de licitação.

Rodolfo acredita que, tão logo o CDP seja inaugurado e a penitenciária possa receber novos presos, será possível iniciar o processo de desativação da cadeia pública de Salto, desafogando, assim, outras cadeias da região. "Já estamos negociando isso com o governo", explicou. A destinação que será dada à cadeia é outra preocupação do deputado. "Isso depende, ainda, de uma série de definições, mas estamos conversando com todas as pessoas envolvidas nesse processo", concluiu Rodolfo.

rcsilva@al.sp.gov.br