Instalação de bafômetro em estabelecimentos comerciais
O Projeto de Lei 94/2012, apresentado por Chico Sardelli (PV) e publicado, em 2/3, no Diário Oficial, obriga os estabelecimentos comerciais que servem bebidas alcoólicas no Estado de São Paulo a disponibilizarem um aparelho de ar alveolar (etilômetro ou bafômetro) aos clientes que queiram espontaneamente avaliar se estão em condições de dirigir. A proposta segue para análise das comissões permanentes antes de ser discutida em plenário.
O deputado explica que a razão de apresentar esse projeto é a necessidade de evitar o excesso de consumo de bebidas alcoólicas e seus consequentes efeitos nocivos, principalmente quando se trata da condução de veículos. "O cliente não será obrigado a realizar o teste, já que a ordem jurídica pátria garante ao cidadão o direito de não se auto-incriminar. De caráter educativo, a medida proposta se constitui em grande estímulo para que o consumidor regule, espontaneamente e de forma responsável, a ingestão de bebidas alcoólicas", ressalta.
De acordo com o projeto, o resultado dos testes deve ser impresso de modo individual, com a identificação do cliente avaliado, assim como do operador ou responsável pelo aparelho, data e hora de sua realização. O deputado observa que o Código Brasileiro de Trânsito já prevê a aplicação de testes. Na mesma linha, resolução do Contran prevê o emprego do bafômetro para fins de fiscalização de trânsito. (da)
chicosardelli@al.sp.gov.br
Chico Sardelli
Notícias mais lidas
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputada aprova isenção de IPVA para motos até 180 cilindradas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
- Sessão Inaugural abre trabalhos legislativos da Alesp em 2026
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações