T.C.Carneiro traduz na matéria sua espontaneidade e a transforma numa realidade lírica e poética

Emanuel von Lauenstein Massarani
30/04/2004 14:00

Clique para ver a imagem " alt="Obra "Juntando as mãos" Clique para ver a imagem "> Escultora, pintora e fotógrafa, T.C.Carneiro, pseudônimo artístico de Teresa Cristina Carneiro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/tereza cristina.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Acervo Artístico

Criar da forma de argila ou da pedra, dar corpo a imagens, não se consegue sem pesquisa, trabalho e talento. Alguns escultores dão maior importância ao espaço e ao local em que a obra será colocada bem como a atmosfera que a circundará. Outros esculpem o vazio e suas formas. Outros, ainda, pensam que todas essas coisas não têm razão de se mesclarem à escultura. Entretanto, existe a presença da tradição que faz com que a visão do artista seja condicionada por suas origens. Assim é a escultora T.C.Carneiro.

A consciência das dificuldades de comunicação entre os seres humanos gerou na artista a necessidade de se exprimir plasmando a argila, seu sentimento, seu pensar e sua insatisfação interior. Evidentemente nenhum ser humano pode permanecer indiferente frente a tanta destruição produzida pela natureza desencadeada e pelo homem que deseja usurpar o lugar do Criador.

Plenitude das formas, sensualidade levada ao máximo, carregada de orvalho como os brotos na primavera, é a primeira imagem que se oferece ao olhar dessa artista, embora recente no campo da escultura.

Nas obras recentemente criadas por T.C.Carneiro, após um período de meditação, estão representadas diversas fases evolutivas conceituais e técnicas onde a escultora gravou a problemática do momento, a expressão de uma temática de fundo: o ser humano.

Artista refinada que é, T.C.Carneiro traduz na matéria, sua calorosa e humana espontaneidade e a transforma numa realidade lírica e poética. Conforme ela própria se define, na obra "Juntando as mãos", doada ao Acervo Artístico da Assembléia Legislativa, a artista representa momentos do cotidiano, onde se pode juntar as mãos para um objetivo comum, sonhar um sonho possível e devanear por caminhos já percorridos ou, quem sabe, alguns ainda a percorrer.

A Artista

Escultora, pintora e fotógrafa, T.C.Carneiro, pseudônimo artístico de Teresa Cristina Carneiro, nasceu em Uberlândia, Minas Gerais, em 1954. Reside em São Paulo desde 1987. Graduou-se inicialmente em matemática pela Universidade Federal de Uberlândia, após prestar concurso foi nomeada Auditora Fiscal Federal do INSS.

Desde muito jovem interessou-se pelas artes plásticas pintando telas a óleo, dentro de uma linha impressionista. Apaixonada pela fotografia aproveitou de suas viagens de estudo e observação pelo Velho Mundo para fotografar as esculturas dos grandes mestres, principalmente na Grécia e na Itália. Bernini, Rodin e Michelangelo mereceram sempre sua atenção, estudos e pesquisas sobretudo nos Museus de Roma, Paris, Florença e Atenas.

No início da década de 80, começou um curso de pintura com o professor Miguel Lopez, em São Paulo e continuou com o professor Vitorino nos anos 1999 e 2000. Seguiu, ainda em 2003, um curso de desenho e interpretação da figura humana com o conhecido professor Philip Hallawell. Atualmente participa do curso sobre pintura realista, ministrado pelo artista plástico e professor Maurício Takiguthi.

Desde o ano passado iniciou um curso de escultura com o professor Israel Kislansky, apreendendo a moldar em argila para depois fundir em bronze e resina de poliéster. Tal o entusiasmo e a dedicação à escultura que em junho de 2003 foi selecionada no 54º Salão Paulista de Belas Artes, com a obra "Juntando as mãos", incluída no Acervo Artístico da Assembléia Legislativa.