Comitiva de deputados canadenses visita Assembléia

11/08/2003 19:36

Deputado Peter Milliken, presidente da Câmara dos Comuns do Canadá é recebido pelo deputado Sidney Beraldo, presidente da Assembléia Legislativa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/canada110803.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

DA REDAÇÃO

O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Sidney Beraldo, recebeu na tarde desta segunda-feira, 11/8, comitiva de deputados das províncias canadenses de Colúmbia Britânica e de Ontário, chefiada pelo presidente da Câmara dos Comuns do Canadá, deputado Peter Milliken -o encontro também teve a participação do ministro conselheiro da embaixada no Brasil, Alain Latulippe. De acordo com Milliken, a visita ao Brasil objetiva aprofundar as relações entre os parlamentos e autoridades dos dois países para a cooperação em diversas frentes, especialmente as relações comerciais.

Estando o Brasil co-presidindo a mesa de negociações da Área de Livre Comércio das Américas (ALCA), Beraldo alertou que há necessidade de muitas conversas e de negociação cautelosa, a fim de garantir a multiplicação dos interesses comuns sem, no entanto, deixar de preservar os interesses individuais de cada país. O presidente Sidney Beraldo também comentou que quaisquer acordos comerciais firmados pelo Brasil refletem fortemente em São Paulo, à vista da grande participação do estado no Produto Interno Bruto nacional. Por isso, a Assembléia criou, nesta legislatura, a Comissão de Assuntos Internacionais, incumbida de discutir os efeitos das políticas comerciais com outros países no estado, bem como as iniciativas de negócios e exportações.

A propósito, informou aos visitantes da realização, neste semestre, de um amplo círculo de discussões sobre o desenvolvimento do estado, o Fórum do Desenvolvimento Econômico Sustentado, em que também serão tratadas, em profundidade, as relações comerciais do estado com mercados estrangeiros.

Reformas constitucionais

Recebidos no Salão Nobre da Presidência, a delegação teve como porta-voz o deputado Milliken, que comentou os propósitos da viagem ao Brasil, e o reconhecimento de seu país aos esforços que vêm sendo empreendidos para levar a termo as reformas constitucionais, como a previdenciária e a tributária. Segundo o presidente da Câmara dos Comuns canadense, seu país tem diversas empresas estrangeiras, inclusive brasileiras, ali instaladas, assim como há interesse de canadenses em investir no Brasil, e as reformas demonstram preocupação do governo brasileiro em tornar o país atraente a novos negócios. Milliken lembra que a expansão comercial é boa, porque gera empregos e divisas, tanto para um país quanto para o outro.

Beraldo adiantou que o Fórum do Desenvolvimento Econômico Sustentado, a começar em setembro, promoverá, em parceria com a Comissão de Relações Internacionais, encontros com as Câmaras de Comércio - a do México e a dos Estados Unidos já foram contatadas, e a do Canadá é a próxima - para discutir a ALCA e suas implicações, além de outros aspectos do comércio internacional. Segundo o presidente do Legislativo, o Canadá é importante para o mundo e para a América Latina, por ser uma economia forte, e o interesse que o Parlamento canadense tem tido pelo Brasil revela a importância que o país vem tendo no cenário internacional.

Milliken mencionou que os presidentes de assembléias provinciais de seu país, assim como das câmaras alta e baixa (senado e câmara dos comuns, respectivamente), reúnem-se anualmente para avaliar a atuação do legislativo nos níveis provincial e nacional. Beraldo informou da existência da União Nacional das Assembléias Legislativas Estaduais (UNALE), que promove encontros periódicos para troca de experiências entre os parlamentos estaduais e discutir problemas regionais e nacionais.

Peter Milliken fez questão de mostrar a disposição de seu país em cooperar com o Brasil e com o Estado de São Paulo lembrando que, ainda que haja divergências pontuais no comércio praticado pelos dois países, o alinhamento de opiniões prevalece, como, por exemplo, na ONU, em que Brasil e Canadá sempre defendem posições semelhantes. Para ele, essa colaboração deve ser sempre ampliada.

Em Buenos Aires, reunião sobre transportes coletivos

O presidente da Assembléia Legislativa esteve, no último fim-de-semana, em Buenos Aires, onde participou de reunião sobre os transportes coletivos. A reunião, que contou com a presença do secretário dos Transportes do Estado de São Paulo, Dario Rais Lopes, do presidente da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), Mário Bandeira, e do presidente da Companhia do Metropolitano de São Paulo, Luiz Carlos Frayze David, foi organizada por associação que congrega a Espanha, Portugal, México, Chile e Argentina e visa ao aperfeiçoamento dos transportes de massa, especialmente trens metropolitanos subterrâneos e de superfície.