Exposição visita Assembléia Paulista na década de 60


14/08/2003 20:46

Compartilhar:

Juana Castro Ruz (em pé), irmã de Fidel Castro, na Assembléia Legislativa de São Paulo em agosto de 1964<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/EXPO2.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

DA REDAÇÃO

Ninguém se surpreenderia ao ver uma fotografia de Tom Jobim e Vinícius de Moraes juntos numa festa, num estúdio, num palco em qualquer parte do mundo ou num bar em Ipanema. Surpresa seria vê-los juntos em visita a uma casa legislativa na cidade que Vinícius classificou como o "túmulo do samba". Pois é essa uma das 35 fotos que integram a exposição "Alesp Anos 60", organizada pelo Acervo Histórico da Assembléia Legislativa.

A exposição virtual pode ser vista no site da Assembléia (www.al.sp.gov.br). Para acessar a mostra, o visitante deve clicar no lado esquerdo da página de abertura o ícone "Conheça a Assembléia", o segundo passo é localizar na parte esquerda inferior o item "Serviço para o Cidadão" e acionar o ícone "Acervo Histórico". Já na página do Acervo Histórico, pode ser vista a lista das Exposições Virtuais, na qual está incluída a "Alesp Anos 60". Depois de dar todos esses passos, o visitante será compensado com uma seleção de fotos que retrata cenas da Assembléia Legislativa na década de sessenta. A exposição foi cuidadosamente organizada para apresentar com leveza fatos que marcaram aquele momento histórico. A curadoria é de Álvaro Weissheimer Carneirobem e a criação ficou a cargo da webdesigner Priscila Pandolfi.

Imagens de uma década

Nos anos 60, a Assembléia Legislativa de São Paulo transferiu sua sede. Naquela época, o Legislativo paulista funcionava no Palácio das Indústrias, no Largo Dom Pedro. Em 1968, a Assembléia começou a funcionar no lugar onde está instalada até hoje, o Palácio 9 de Julho, na avenida Pedro Álvares Cabral.

A primeira eleição de Mesa da nova Casa, os trabalhos das comissões, sessões de plenário misturam-se a visitas de personalidades nacionais e internacionais e a manifestações populares que marcaram os anos 60. A exposição do Acervo Histórico selecionou, entre outras imagens, a visita feita por Juana Castro Ruz, irmã de Fidel Castro, a Assembléia Paulista, durante a 116ª Sessão Ordinária, em 28 de agosto de 1964. Registra também trecho do pronunciamento da irmã do líder do governo revolucionário de Cuba: "Quero agradecer à Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, ao Presidente Ciro Albuquerque, à deputada Conceição da Costa Neves e a todos a oportunidade com que me estão brindando neste momento de poder, aqui entre V.Exas, que são livres, trazer a desgraça e o sofrimento de todo um povo que espera algum dia poder surgir de novo de dentro das trevas a que está submetido neste momento...''.

Exposição-convite

Segundo o curador Álvaro Weissheimer Carneirobem, o maior interesse das exposições virtuais realizadas pelo Acervo Histórico é apresentar ao público uma amostra pequena, porém significativa, do que é possível se encontrar no acervo iconográfico da Assembléia Legislativa. "A exposição virtual Alesp Anos 60 é um convite para os usuários se interessarem a conhecer e explorar o potencial iconográfico de nosso acervo."

O Acervo Histórico da Assembléia tem sob sua custódia um legado de 91 mil imagens, que retratam uma infinidade de eventos e visitantes, além do registro do cotidiano de homens e mulheres que deram vida ao parlamento estadual. Embora existam algumas fotos de data anterior, foi somente a partir de setembro de 1953, com a criação do setor de fotomicrografia, que se passou ao registro sistemático das atividades do Legislativo paulista. Com o apoio da FAPESP, o conjunto de imagens que recobrem o período de 1953 a 1992 foi digitalizado e está disponível para consulta. A fim de ressaltar o seu valor, a Divisão de Acervo Histórico apresenta, nessa nova exposição virtual, uma seleção de imagens dos anos 1960. A mesma exposição tem uma versão física que está instalada e pode ser visitada na ante-sala do Café dos Deputados, no Palácio 9 de Julho.

alesp